Publicado em: 06/06/2012 às 14:20hs
Promovido por meio de parceria entre a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Associação Brasileira de Produtores de Grãos Não Geneticamente Modificados (Abrange) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o programa foi desenvolvido com o objetivo de ampliar a oferta de cultivares de soja não-transgênica em Mato Grosso, mas em menos de 2 anos se solidificou e, na safra 2011/2012 instalou e conduziu 26 unidades demonstrativas e mais de 50 áreas demonstrativas nas principais cidades da cadeia produtiva de soja no Brasil.
Nessas unidades e áreas os agricultores podem conhecer e comparar os resultados das sementes convencionais, resultando no lançamento de novas cultivares de alta produtividade e rentabilidade que ampliam o poder de escolha dos produtores.
Com sementes testadas e aprovadas, o programa traz para o Congresso da Soja o importante debate sobre as vantagens do cultivo do grão não transgênico que, conforme as experiências realizadas, mostra-se como uma opção técnica economicamente viável para atender a um mercado cada vez mais exigente.
Maior produtor de soja do Brasil, Mato Grosso se destacou nesta safra 2011/2012, sendo uma área indicada para os 20 diferentes cultivares de soja convencional testados pelo programa.
Sobre o Soja Livre – Criado em 2009, pela parceria entre Abrange, Embrapa e Aprosoja , o programa Soja Livre reforça uma história de mais de 35 anos de sucesso com a soja convencional no Brasil. Presente em 11 estados, é patrocinado pela Caramuru, Amaggi, Imcopa, FMC, CTPA, Emater-GO, Fundação Triângulo, Epamig, Fundação Cerrados e Fundação Bahia além do apoio da Aprosmat, Fundação Rio Verde, Agrodinamica, Dalcin Consultoria, Famato e Senar.
Fonte: Embrapa Soja
◄ Leia outras notícias