Publicado em: 09/03/2012 às 09:10hs
do produtor Luiz Meneghel Neto, presidente da Fundação Meridional. O evento reuniu produtores interessados em conhecer o Programa Soja Livre quer ampliar a oferta de sementes de soja convencional.
No dia de campo, foram demonstradas oito cultivares de soja convencional da Embrapa, altamente produtivas: BRS 317, BRS 283, BRS 284, BRS 262, BRS 282, BRS 257, BRS 232 e Embrapa 48. Para o presidente da Associação de Produtores de Grãos Não Geneticamente Modificados (Abrange), Cesar Borges de Souza o dia de campo procura conscientizar os produtores que a soja convencional é altamente produtiva e também que os custos com o sistema convencional podem ser menores. “Queremos demonstrar também que existem clientes internacionais que querem consumir soja convencional e pagam um diferencial por este produto”, explica.
Para o gerente do escritório de Londrina da Embrapa Transferência de Tecnologia, Luiz Carlos Miranda, o Programa Soja Livre que vem ao encontro da missão da Embrapa de oferecer diferentes alternativas tecnológicas demandas pelo mercado produtor. “Sempre defendemos a prática de rotação de culturas e também a rotação entre cultivares - transgênicas e convencional”, ressalta. “Esta medida é salutar para evitarmos o desenvolvimento de pragas, doenças e plantas daninhas resistentes a um determinado produto. O grande diferencial do Programa Soja Livre é que agora contamos com o envolvimento dos compradores de grãos, que compõem a parte final da cadeia produtiva”, enfatiza.
Na safra passada, houve grande adesão dos produtores de Mato Grosso ao Programa Soja Livre, cujo objetivo é ampliar a oferta de soja convencional no Brasil. Para a safra 2011/2012, novos estados adotaram o Programa: RO, GO, MS, SP, PR e SC.
Para esta safra, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Associação Brasileira dos Produtores de Grãos Não-Geneticamente Modificados (Abrange), a Imcopa e a Fundação Meridional de Apoio à Pesquisa formataram uma parceria que prevê a realização de 18 dias de campo nos estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina.
Fonte: Embrapa Soja
◄ Leia outras notícias