Soja

Produtores de soja CD contabilizam lucro em safra com pouca chuva

Cultivares Coodetec surpreendem com resultados acima do esperado; dias secos não derrubaram produtividade


Publicado em: 23/03/2012 às 11:20hs

Produtores de soja CD contabilizam lucro em safra com pouca chuva

O potencial produtivo das cultivares de soja da Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola – Coodetec tem sido destaque na safra 2011/2012. Mesmo com a queda na produção nacional, por conta do longo período de estiagem, as sementes CD garantiram bons resultados em lavouras de várias regiões. As cultivares CD 250RR STS e CD 2630RR resistiram melhor aos dias secos e, hoje, os produtores que escolheram a Coodetec contabilizam o rendimento.

CD 250RR STS

Na última edição do Show Rural Coopavel, algumas amostras de bons resultados com a soja CD 250RR STS foram apresentadas no estande da Coodetec. Naquela ocasião, resultados como o de Sandro Huf, de Corbélia/PR, chamaram a atenção de quem passou pela feira: 62 sacas por hectare. Depois disso, outros resultados como esse continuaram aparecendo.

Também em Corbélia, com a mesma cultivar CD, houve registro de mais de 55 sacas por hectare. A informação foi dada pela engenheira agrônoma da Coopavel, Maiara Gonçalves Zamparetti. Segundo ela, em decorrência da estiagem, boa parte das lavouras da região não alcançou 30 sacas por hectare. “A CD 250RR STS é uma boa opção para os sojicultores. Se não fosse a seca, com certeza produziria muito mais. Além da qualidade da semente, também foi aplicado um nível de tecnologia mais alto”, detalhou. Para Maiara, a antecipação de plantio e a característica STS, que garante controle da buva, são os grandes destaques da cultivar.

Em São Paulo a cultivar CD 250RR STS agradou quem nunca havia plantado soja. Paulo da Costa, de Arealva, é produtor de milho, algodão, laranja e amendoim. Na última safra ele decidiu investir na soja e deu certo. “Produziu muito bem e rápido. Vou aumentar a área de CD 250RR STS para a próxima safra, tendo em vista que essa variedade aguentou bem a seca. Tivemos um veranico de 23 dias em dezembro e, mesmo assim, o resultado foi bom”, informou. Ainda de acordo com Costa, o plantio de soja é novidade na região e o resultado alcançado em sua lavoura animou outros agricultores. “O meu rendimento foi uma injeção de coragem para os meus vizinhos. Já tem muita gente falando em investir na soja Coodetec.”

CD 2630RR

A soja CD 2630RR é lançamento e alguns produtores já tiveram a oportunidade de produzi-la na safra 2011/2012. Olívio Acosta, de Caarapó/MS, colheu 57 sacas por hectare. “Gostei dessa soja e vou buscar semente para continuar com a mesma variedade na próxima safra. É uma soja resistente. Tivemos 15 dias, sem chuva, com sol muito forte, passando dos 40ºC. Comparando com cultivares concorrentes, que chegaram a 30 e 40 sacas por hectare, essa aguentou bem mais.”

No Mato Grosso do Sul, a cultivar CD 2630RR, tem agradado outros produtores. Em um dia de campo, realizado em fevereiro, pela Cooperativa Agroindustrial Lar, de Ponta Porã, na Fazenda São Máximo, a soja CD ficou entre as mais produtivas, alcançando 67,5 sacas por hectare. O proprietário da fazenda, Alfonso Pedro Eidt, ficou satisfeito com o resultado. “Quero continuar com essa semente. Resistiu muito bem a seca. Foram dois períodos longos, de quase 30 dias, sem chuva. Cresceu bem e, comparando com outras variedades, respondeu melhor a tecnologia aplicada na lavoura”, comentou. Além da área experimental, Eidt também cultivou a CD 2630RR em uma parte da área comercial. Nesse espaço, a soja da Coodetec também superou as concorrentes: foram 56 sacas por hectare. “Duas outras cultivares não chegaram a esse número. E, mesmo em uma área baixa, de brejo, a CD 2630RR se comportou bem e não houve acamamento. Também gostei da cultivar CD 202RR. Essa ficou apenas na área experimental, mas quero aumentar a área, na próxima safra, para avaliar. Quando convencional, estava entre as melhores e sempre garantia bons resultados na minha lavoura.”

Fonte: Imprensa COODETEC

◄ Leia outras notícias