Publicado em: 23/04/2012 às 15:10hs
A oferta de variedades não-geneticamente modificada era baixa, mas o mercado demandava este tipo de variedade. Neste cenário surgiu o Programa Soja Livre (PSL), que tem como objetivo ampliar a oferta de sementes de soja convencional aos produtores rurais.
O programa foi apresentado aos visitantes da Parecis SuperAgro, que aconteceu de 16 a 19 de abril, em Campo Novo do Parecis. De acordo com o coordenador do programa, Clóvis Albuquerque, a aceitação dos produtores foi satisfatória. “Muitos tiveram a curiosidade de conhecer o programa, outros já fecharam negócio no próprio estande”, contou.
A expectativa é que a área plantada com soja convencional na safra 2012/13 chegue a 30% do total. “Ainda há um longo caminho a percorrer, mas o Programa Soja Livre já consegue cumprir seu papel, que é dar opções de cultivares convencionais resistentes às pragas”, reforçou o coordenador.
O Programa Soja Livre é uma iniciativa da Aprosoja em parceria com a Associação dos Produtores de Grãos Não-geneticamente Modificados (Abrange) e Embrapa. Mais informações podem ser obtidas no site: www.sojalivre.com.br.
Fonte: Programa Soja Livre
◄ Leia outras notícias