Soja

Primeiro Fórum Soja Brasil discute a questão trabalhista no campo

Com transmissão ao vivo pelo Canal Rural, evento será realizado na sexta-feira, em Sinop (MT), e faz parte de projeto inovador realizado em parceria com Aprosoja Brasil, Embrapa e Senar


Publicado em: 27/07/2012 às 07:50hs

Primeiro Fórum Soja Brasil discute a questão trabalhista no campo

Um amplo debate sobre as relações trabalhistas no campo abre o calendário de eventos do Projeto Soja Brasil, em Sinop (MT). O fórum ocorre nesta sexta-feira, dia 27 de julho, com transmissão ao vivo pelo Canal Rural, a partir das 16h30min (horário de Brasília). Ancorado pelo jornalista João Batista Olivi, o primeiro Fórum Soja Brasil reunirá parlamentares e especialistas no Sindicato Rural do município, que fica em um dos polos de produção do grão.

A abertura do evento ficará a cargo do presidente da Aprosoja Brasil, Glauber Silveira, entidade parceira do Canal Rural no projeto, com a Embrapa e o Senar. "O Projeto Soja Brasil é uma nova forma de comunicação do campo e com o campo", afirma o dirigente, destacando que a iniciativa inédita deverá revolucionar os modelos de como levar assistência técnica e capacitação aos agricultores, com o uso das mais modernas plataformas de comunicação. E também ampliar o debate sobre as grandes polêmicas do agronegócio, com o Fórum Soja Brasil.

Em Sinop, o fórum será dividido em dois painéis, cada um com quatro convidados. O primeiro colocará em discussão a NR 31, norma regulamentadora que tem por objetivo garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores rurais. O advogado Cristiano Zaranza apresentará todo o conhecimento acumulado na chefia da Assessoria Jurídica da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). A abordagem prossegue com a experiência em capacitação de Rui Prado, que preside o Senar-MT e a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato). O superintendente regional do Trabalho e Emprego de Mato Grosso, Valdiney de Arruda, e o presidente da Aprosoja MT, Carlos Fávaro, farão a contextualização regional do tema, que preocupa empregadores rurais de diferentes pontos do país.

A segunda parte do fórum promete ser polêmica, com foco na jornada exaustiva e nas condições degradantes. Os deputados federais Valdir Colatto (PMDB - SC) e Nilson Leitão (PSDB - MT) terão muito o que contar sobre as discussões a respeito do assunto no parlamento. O debate continuará com o depoimento de Jonas Ratier Moreno, coordenador nacional de Combate ao Trabalho Escravo do Ministério Público do Trabalho. A visão da imprensa ficará por conta do jornalista Mauro Zanatta, editor do Valor Econômico.

Antes do fórum, é possível encaminhar perguntas aos painelistas pelo site especial do projeto no portal RuralBR (www.projetosojabrasilcom.br), que também transmitirá o evento ao vivo a partir das 16h30min. Após o encerramento, o advogado Cristiano Zaranza participa de um chat para responder perguntas dos internautas. No sábado, Dia do Agricultor, o Canal Rural exibe uma versão compacta do fórum a partir das 19h.

A agenda de fóruns do Projeto Soja Brasil prossegue em Campo Grande (MS), Esteio (RS), Londrina (PR) e termina no município de Não-Me-Toque (RS), em março, na Expodireto Cotrijal 2013. Outro evento do projeto ocorre em setembro, em Sorriso (MT). Será uma solenidade inédita no país: a Abertura Oficial do Plantio da Soja no Brasil. Todos os eventos terão transmissão ao vivo e reprises no Canal Rural.

PROJETO INOVADOR


O Projeto Soja Brasil é uma iniciativa inovadora do Canal Rural em parceria com a Aprosoja Brasil (Associação Brasileira dos Produtores de Soja), com coordenação técnica da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e apoio do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. O projeto tem o patrocínio das empresas BASF, Mitsubishi Motors e Monsanto.

Com o envolvimento de jornalistas e especialistas em todas as etapas da produção do grão, o Soja Brasil é maior projeto já realizado no país para acompanhar desde o planejamento do plantio até a colheita da safra 2012/2013. É, também, a maior expedição por lavouras brasileiras de soja. A equipe vai percorrer as principais regiões produtoras a bordo de duas picapes L200 Triton da Mitsubishi. Tudo para levar conhecimento e capacitação aos agricultores, com eventos, televisão e internet.

VIAGENS

Um engenheiro agrônomo, um pesquisador e um instrutor percorrerão Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Maranhão, Piauí, Bahia, Tocantins, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, entre outubro de 2012 e março de 2013. Uma equipe do Canal Rural acompanhará a expedição para levantar informações sobre a safra em tempo real. O grupo vai identificar os problemas enfrentados nas lavouras, realizar eventos técnicos e oferecer consultoria e treinamento para que os profissionais do campo possam resolvê-los.

COBERTURA NA TV


Reportagens no Bom Dia Campo (segunda a sexta, às 7h) e no Rural Notícias (segunda a sexta, às 19h) mostrarão tudo o que acontece nas viagens e a realidade de cada lavoura visitada. As dicas dos especialistas também poderão ser conferidas diariamente no Mercado & Cia das 12h20min.

Desde 16 de julho, a programação conta com o Momento Soja, miniprogramas com dicas técnicas nos intervalos comerciais do Canal Rural. E, a partir de setembro, você confere edições especiais do programa Técnica Rural.

NA INTERNET

Em www.projetosojabrasil.com.br, é possível encontrar notícias, fotos e vídeos sobre a produção da soja brasileira. Durante a expedição, os internautas poderão conversar com a equipe de bordo através de um chat.

O projeto também está nas redes sociais. No Twitter (@cr_sojabrasil) e no Facebook (www.facebook.com/projetosojabrasil), é possível ficar por dentro das novidades do projeto, compartilhar notícias e mandar recados para a equipe do programa. Há, ainda, a Comunidade Soja Brasil (www.comunidadesojabrasil.com.br), ponto de encontro virtual para troca de informações entre estudantes, especialistas, produtores de soja e profissionais envolvidos com a cadeia produtiva do grão, além de muita informação.

Fonte: ArtPress

◄ Leia outras notícias