Publicado em: 02/05/2012 às 09:30hs
A valorização dos grãos surpreendeu produtores como Cláudio Guerra, de Dourados, que esperava neste período uma queda no preço em razão do aumento dos estoques. "Ninguém esperava estar pegando esses preços nessa época do ano, mas como tivemos uma queda de produtividade e os estoques ficaram baixos, isso alavancou o preço", analisa.
O analista de mercado Gilberto Arci Bernarde concorda com o produtor e acrescenta a queda de safra outros dois fatores como preponderantes para essa alta no valor da oleaginosa.
"Três fatores basicamente estão influenciando nesse momento: a expressiva quebra de safra em toda a América do Sul, uma demanda mundial bastante aquecida e a presença significativa dos fundos na Bolsa de Chicago", explica.
Safra
Mato Grosso do Sul, segundo o último levantamento divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em 10 de abril, deve sofrer na safra 2011/2012 uma queda de 10,9% na produção de soja em relação ao ciclo 2010/2011, sendo reduzida de 5,169 milhões de toneladas para 4,607 milhões de toneladas.
A produtividade das lavouradas deve sofrer uma queda de 13,6%, caindo de 2.937 quilos por hectare para 2.538 quilos por hectare. As perdas, conforme a Conab, ocorreram em razão da estiagem no Centro e Sul do Estado.
Fonte: Agrodebate
◄ Leia outras notícias