Soja

PR tem 11 focos de ferrugem em plantações do Norte e Noroeste

As infestações foram encontradas nas regiões de Londrina (Norte) e Maringá (Noroeste) do Estado


Publicado em: 24/01/2012 às 13:20hs

PR tem 11 focos de ferrugem em plantações do Norte e Noroeste

De acordo com dados fornecidos pelo Departamento de Fiscalização Sanitária (Defis), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), o Paraná registrou na atual safra 11 focos de ferrugem da soja. As infestações foram encontradas nas regiões de Londrina (Norte) e Maringá (Noroeste) do Estado.

Embora a ferrugem seja uma praga altamente destrutiva para as lavouras de soja, o número de focos registrado no Estado na atual safra é considerado relativamente baixo, segundo a engenheira agrônoma do Defis, Maria Celeste Marcondes.

Para ela, o motivo da baixa incidência do fungo no atual ciclo é tem relação com o trabalho de monitoramento técnico e controle preventivo que os produtores paranaenses vem adotando para erradicar a doença.

Até agora, de acordo com dados do Defis, o Brasil apresentou na safra 2011/12 um total de 79 focos de ferrugem. Os Estados que mais apresentaram focos de ferrugem foram: Mato Grosso, que lidera o ranking com 41 focos, seguido de Goiás (18), Paraná (11) e Rondônia (5). A ferrugem da soja ataca diretamente a folhagem das plantas dificultando, assim, a realização da fotossíntese.

Fonte: Folha Web

◄ Leia outras notícias