Soja

Palestra técnica abordará antecipação da colheita da soja

O evento será realizado na Matriz da cooperativa e é voltado para produtores rurais de toda a região norte do Paraná


Publicado em: 06/02/2012 às 20:00hs

Palestra técnica abordará antecipação da colheita da soja

A cooperativa Integrada realiza nesta terça-feira, dia 7, em Londrina, a palestra técnica “Vantagens da antecipação da colheita para a produção de sementes e implantação de milho safrinha”. O evento será realizado na Matriz da cooperativa e é voltado para produtores rurais de toda a região norte do Paraná. A equipe de agrônomos da Integrada irá destacar as vantagens de se antecipar a colheita da soja para obtenção de sementes com maior qualidade e também para favorecer o desenvolvimento das lavouras de milho no inverno.

O desenvolvimento do milho safrinha sofre muita interferência da luz solar. “Conforme o inverno se aproxima, a intensidade da luz diminui e pode prolongar o ciclo da cultura. Por exemplo, um milho com ciclo de 120 dias pode passar para até 140 dias, dependendo da data de plantio. Como vai demorar mais no campo, a lavoura pode sofrer com intempéries do clima, como falta de chuva ou geada”, explica Aleandro de Carvalho, coordenador técnico da Regional Londrina.

“Antecipando a colheita da soja com o uso de produtos dessecantes é possível realizar o plantio da safrinha alguns dias antes. Isso favorece o maior aproveitamento de luz e melhor desenvolvimento da cultura. Estimamos que cada dia antecipado corresponda a três dias a menos no ciclo do milho. Lá no final da safra teremos uma diferença muito grande”, diz ele, lembrando que o plantio da soja deve sempre ser feito de acordo com a recomendação do zoneamento agrícola para cada região.

No caso da produção de sementes de soja, a antecipação com o uso de dessecantes pode influenciar diretamente na qualidade do produto. Muitas lavouras de sementes chegam desuniformes ao ponto de colheita, com vagens velhas e novas. “Nesse processo é possível uniformizar a colheita, evitando um produto com danos ou umidade acima do ideal. Isso foi demonstrado no laboratório de sementes da Integrada. O resultado são sementes com mais vigor e maior potencial de germinação”, explica Carvalho.

Fonte: Assessoria de Imprensa Cooperativa Integrada

◄ Leia outras notícias