Publicado em: 29/03/2012 às 15:00hs
Chega ao mercado uma nova cultivar de soja super precoce, a FPS Iguaçu RR. Desenvolvida pela Fundação Pró-Sementes, a cultivar apresenta ciclo com grupo de maturidade 5.0 e tem hábito de crescimento indeterminado, características hoje procuradas pelo agricultor.
Ela é recomendada para a macro região 1, nas micro 102 e 103, e para a macro região 2, na micro região 201, ou seja, todo o noroeste e a região de Passo Fundo, além do sudoeste do Paraná até o sul do Mato Grosso do Sul — afirma José Hennigen, diretor técnico e administrativo da Fundação Pró-Sementes.
Segundo ele, a variedade tem se mostrado bem produtiva em experimentos. Ela foi produzida em uma região que passou por um período de seca intensa e colheu 31 sacas por hectare. Já as melhores cultivares precoces colhidas na região produziram 24 sacas.
Ou seja, elas colheram 30% mais que as precoces da região. Hoje, pela manhã, recebi uma informação de uma lavoura colhida em Santa Catarina, onde ela produziu 54 sacas por hectare — conta o diretor.
Ele acrescenta ainda que nos anos normais, sem estiagem, a produtividade ultrapassa esse índice, chegando a mais de 65 sacas por hectare.
A FPS Iguaçu RR tem ainda certa resistência às doenças, como a pústula bacteriana. É resistente também ao oídio e ao cancro da haste — conta.
A cultivar está em etapa de produção de semente básica esse ano e estará disponível aos produtores de sementes na próxima safra. Já aos agricultores, ela estará disponível na safra 2013/2014.
Para mais informações, basta entrar em contato com a Fundação Pró-Sementes através do número (54) 3314-8983.
Fonte: Portal Dia de Campo
◄ Leia outras notícias