Soja

Nova cultivar de soja da embrapa para os sistemas de ILPF

Entre as cultivares de soja que serão lançadas pela Embrapa este ano, uma delas se destaca, entre outros aspectos, pela possibilidade de uso em sistemas de integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF)


Publicado em: 13/09/2013 às 09:50hs

Nova cultivar de soja da embrapa para os sistemas de ILPF

A cultivar BRS 7580 é uma variedade de soja convencional de ciclo precoce (grupo de maturidade 7.5) que alia alta estabilidade com potencial produtivo.

“Ela é pouco exigente em fertilidade do solo e tolerante a períodos de estiagem. Tem bom porte, e inserção de primeira vagem alta, o que facilita a colheita”, afirma o pesquisador Sebastião Pedro, coordenador do programa de melhoramento de soja na Embrapa Cerrados, Unidade da Embrapa localizada em Planaltina (DF).

Versátil, a cultivar BRS 7580 pode ser utilizada por produtores de qualquer porte. A variedade se adapta bem a diferentes regiões edafoclimáticas – Mato Grosso (centro-norte e Vale do Araguaia), noroeste de Minas Gerais, Goiás e na região do Matopiba, formada pelo encontro dos Estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

Segundo o Sebastião Pedro, por ser bastante rústica, a nova cultivar proporciona tanto a abertura quanto o fechamento de plantio, além de permitir, devido à precocidade, o plantio de milho e sorgo safrinha após soja em áreas de solos fracos ou recém-corrigidos.

“Essa cultivar é ideal para agropecuaristas que desejam aproveitar as vantagens da integração lavoura-pecuária, por ser indicada para a revitalização e incorporação de pastagens ao processo produtivo agrícola”, explica. Além disso, a BRS 7580 é resistente ao nematoide do cisto da soja (Heterodera glycines, raças 1 e 3) e tolerante ao vírus da necrose da haste, transmitido pela mosca branca.

Fonte: Embrapa Cerrados

◄ Leia outras notícias