Publicado em: 13/09/2013 às 09:50hs
A cultivar BRS 7580 é uma variedade de soja convencional de ciclo precoce (grupo de maturidade 7.5) que alia alta estabilidade com potencial produtivo.
“Ela é pouco exigente em fertilidade do solo e tolerante a períodos de estiagem. Tem bom porte, e inserção de primeira vagem alta, o que facilita a colheita”, afirma o pesquisador Sebastião Pedro, coordenador do programa de melhoramento de soja na Embrapa Cerrados, Unidade da Embrapa localizada em Planaltina (DF).
Versátil, a cultivar BRS 7580 pode ser utilizada por produtores de qualquer porte. A variedade se adapta bem a diferentes regiões edafoclimáticas – Mato Grosso (centro-norte e Vale do Araguaia), noroeste de Minas Gerais, Goiás e na região do Matopiba, formada pelo encontro dos Estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.
Segundo o Sebastião Pedro, por ser bastante rústica, a nova cultivar proporciona tanto a abertura quanto o fechamento de plantio, além de permitir, devido à precocidade, o plantio de milho e sorgo safrinha após soja em áreas de solos fracos ou recém-corrigidos.
“Essa cultivar é ideal para agropecuaristas que desejam aproveitar as vantagens da integração lavoura-pecuária, por ser indicada para a revitalização e incorporação de pastagens ao processo produtivo agrícola”, explica. Além disso, a BRS 7580 é resistente ao nematoide do cisto da soja (Heterodera glycines, raças 1 e 3) e tolerante ao vírus da necrose da haste, transmitido pela mosca branca.
Fonte: Embrapa Cerrados
◄ Leia outras notícias