Soja

Ministro da Agricultura lança safra de soja 2012/13 em Sorriso

Expectativa é que a próxima safra seja recorde, mas os problemas logísticos persistem


Publicado em: 25/09/2012 às 19:30hs

Ministro da Agricultura lança safra de soja 2012/13 em Sorriso

A safra brasileira de soja iniciou oficialmente nesta segunda (24) em Sorriso. O Ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, e o governador Silval Barbosa estiveram no município. “Nós estamos iniciando uma grande partida e, certamente, faremos uma apresentação histórica”, disse o ministro, fazendo uma analogia ao futebol. A expectativa é que Mato Grosso produza 24 milhões de toneladas, quase 30% da produção nacional, que deverá ser de 81 milhões de toneladas, segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

O governador do Estado acredita que a visita do ministro da Agricultura é uma oportunidade para mostrar as dificuldades que Mato Grosso enfrenta. “Somos o maior produtor de grãos do país e temos problemas primários, como armazenagem. É necessário que o ministério faça algo prático para que possamos escoar a safra de milho e dar lugar à soja”, afirmou Silval Barbosa.

Este problema também é preocupação do presidente da Aprosoja, Carlos Fávaro. “O atraso no escoamento da safra de milho pode impactar fortemente na próxima safra de soja”, disse. Para Fávaro, o ministro Mendes Ribeiro pode se tornar um grande aliado dos produtores na intermediação para solucionar os problemas logísticos de Mato Grosso.

O presidente do Sindicato Rural de Sorriso, Laércio Lenz, disse que os produtores rurais já estão plantando e estão bastante animados. “Começamos a plantar mais cedo e, por isso, teremos uma boa janela para o plantio de milho safrinha”, afirmou. Segundo o Imea, nesta safra já foram comercializados 61,2% da produção que está sendo semeada. Por isso, o produtor pode focar somente em uma tarefa, que no caso é o início dos trabalhos para a safra 2012/13.

“Com estimativas de chuvas pontuais para todo o Estado se consolidando no próximo mês, a evolução da área plantada deverá deixar de ser uma progressão aritmética para se tornar uma progressão geométrica, aumentando as atividades exponencialmente durante o mês de outubro”, afirma o boletim semanal do Instituto.

Fonte: Assessoria de Comunicação Aprosoja

◄ Leia outras notícias