Soja

Lucas do Rio Verde, em Mato Grosso, recebe 2º Fórum Regional de Produtividade da Soja

Promovido pelo CESB em parceria com a Fundação Rio Verde, evento apresenta case de produtor com um dos melhores resultados no ranking geral do Desafio Safra 2011/2012


Publicado em: 05/09/2012 às 16:50hs

Lucas do Rio Verde, em Mato Grosso, recebe 2º Fórum Regional de Produtividade da Soja

O Comitê Estratégico Soja Brasil, CESB, promove no próximo dia 11 de setembro, terça-feira, o 2º Fórum Regional de Produtividade da Soja na cidade de Lucas do Rio Verde, em Mato Grosso.

Na 2ª edição do Fórum Regional, a Fundação Rio Verde, que tem como objetivo o apoio ao desenvolvimento sustentável e ambiental de todos os segmentos do agronegócio, meio ambiente e humano, acredita que o evento “é uma oportunidade para troca de experiências e atualização sobre novas tecnologias para elevar a produtividade da soja no país”, afirma Clayton Bortolini, diretor de pesquisa da Fundação Rio Verde. “A região do Mato Grosso tem uma alta produtividade e devemos ficar atentos às novas iniciativas que estimulam o conhecimento e as melhores práticas agrícolas e sustentáveis”, completa.

Durante o Fórum, o comitê mostrará o case dos ganhadores da região centro-oeste do Desafio do CESB safra 2011/2012, os irmãos Edmilson e Fabiano Ribeiro, da fazenda Macacos, em Uruaçu no interior de Goiás. Com a consultoria do técnico agrícola Carlos Garcia de Moraes Filho, os agricultores atingiram a colheita de 89,85 sacas de soja por hectare, 74% acima da média de produtividade da região Centro Oeste, que ficou em 51,5 sacas/ha. “Observamos que o bom resultado obtido pelos donos da fazenda Macacos se deu, principalmente, por causa do tratamento das sementes, ao plantio cruzado, à adubação de cobertura e foliar e à pulverização e manejo de doenças”, explica Orlando Martins, presidente do CESB.

O evento, que acontece no Centro de Treinamento Fundação Rio Verde, tem início às 19h30 e, na ocasião, o CESB lança o 4º Desafio Nacional de Máxima Produtividade Safra 2012/2013. Para mais informações sobre a 3ª edição do Fórum Regional de Produtividade da Soja entre em contato no telefone (65) 3549-1161.      

Atualmente, o CESB é composto por 16 membros, e conta com quatro empresas patrocinadoras, Syngenta, Basf, Pioneer e Monsanto, e 13 instituições apoiadoras, que atuam de forma voluntária para promover melhores práticas agrícolas com o objetivo de elevar a média de produtividade da soja no Brasil.

Sobre o CESB

O CESB é uma entidade sem fins lucrativos, formada por profissionais e pesquisadores de diversas áreas que se uniram para trabalhar estrategicamente e utilizar os conhecimentos adquiridos nas suas respectivas carreiras e vivências, em prol da sojicultura brasileira. O CESB é qualificado como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), nos termos da Lei n° 9.790, de 23 de março de 1999, conforme decisão proferida pelo Ministério da Justiça, publicada no Diário Oficial da União de 04 de dezembro de 2009.

Uma OSCIP é pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos, voltada ao alcance de objetivos sociais e tem necessidade de prestar contas.

Sobre a Fundação Rio Verde


Situada em Lucas do Rio Verde – MT, a Fundação de Apoio a Pesquisa e Desenvolvimento Integrado Rio Verde tem seu objetivo voltado para o apoio ao desenvolvimento sustentável e ambientalmente correto. Entidade sem fins lucrativos, com participação aberta a todos os segmentos do agronegócio, meio ambiente e desenvolvimento humano, é reconhecida como uma importante ferramenta de geração e validação de tecnologia, preservação ambiental e profissionalização. Com uma visão empresarial firmada nas reais necessidades do mercado conta com uma equipe altamente tecnificada, potencializando parcerias fundamentais para o desenvolvimento de seus projetos com excelentes índices de rendimento.