Soja

INTEGRADA: Dia de campo destaca cultivares de soja

A estiagem afetou o desenvolvimento das lavouras de soja em diversas regiões do Paraná. Mas, com profissionalismo, é possível reduzir os efeitos da estiagem e assegurar boas produtividades


Publicado em: 24/01/2012 às 09:40hs

INTEGRADA: Dia de campo destaca cultivares de soja

Em parceria com a Integrada, o cooperado Marcio Luiz Bonesi instalou em sua propriedade, em Goioerê, um campo experimental para avaliação de cultivares de soja. Um dia de campo será realizado no local, na tarde desta segunda-feira, para apresentar os resultados de cada material. Há mais de dez anos o cooperado instala campos experimentais na própria área para avaliação de cultivares.
 
 Materiais  - Nesse ano, estão sendo avaliados 14 materiais diferentes. "Em uma safra com estresse hídrico como essa é possível fazer uma avaliação bem completa. Serão apresentados os materiais que se destacaram, alguns novos e outros já conhecidos pelos produtores", explica Patric Nava, agrônomo da Integrada em Goioerê. Segundo ele, durante o dia de campo será feita a colheita de cada uma das parcelas para avaliar precisamente os resultados. Para evitar problemas com uma possível estiagem, Marcio Bonesi escalonou o plantio e utilizou cultivares super precoces, precoces e tardias. Ele explica que, com isso, é possível evitar que toda a lavoura esteja em uma mesma fase de desenvolvimento em períodos críticos. E a possível falta de chuva acabou se confirmando. Desde 1998, Bonesi faz medições do volume de chuva na propriedade. Em dezembro foram registrados apenas 70 mm. No mesmo mês do ano anterior foram 455 mm.
 
 Plantio  - O primeiro plantio foi realizado dia 28 de setembro. "A expectativa era colher 70 sacas por hectare. Mas, depois de 38 dias sem chuva, a estimativa foi reduzida para cerca de 40 sacas por hectare. Mesmo com a chuva em janeiro, esse resultado não muda. As perdas estão consolidadas", conta. Com as últimas chuvas, a produtividade da lavoura com plantio precoce deve ter uma redução de 62 para 48 sacas por hectare. Já o plantio tardio, realizado dia 20 de outubro, está indo bem e vai se recuperar. "Creio que vamos ter uma pequena redução na produtividade em relação ao último ano, que foi de 58 sacas por hectare. A produtividade também é mais fraca por estar em uma área de solo mais arenoso", diz.

Fonte: Imprensa Integrada

◄ Leia outras notícias