Soja

Fórum Soja Brasil discute riscos e consequências do mercado em alta

Tarde de debates ocorre no dia 13 de setembro, em São Gabriel do Oeste (MS), com a participação de especialistas e agricultores


Publicado em: 13/09/2012 às 12:30hs

Fórum Soja Brasil discute riscos e consequências do mercado em alta

Os riscos e consequências do mercado em alta estarão em discussão no Fórum Soja Brasil, em São Gabriel do Oeste, em Mato Grosso do Sul. O evento será realizado no próximo dia 13 de setembro, quinta-feira, a partir das 15h (horário local), no Lions Clube da cidade. O fórum faz parte do Projeto Soja Brasil, maior iniciativa sobre essa cultura já realizada no país, com transmissão ao vivo pelo Canal Rural, a partir das 16h30min, pelo horário de Brasília.

Com a apresentação do jornalista João Batista Olivi, esta edição do fórum conta com a participação de especialistas no tema: Flávio França Júnior (economista e diretor de Produtos de Safras & Mercado), Liones Severo Correa (gerente comercial da empresa Chinatex), Eduardo Riedel (presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul - Famasul), Venilson Ferreira (repórter da Agência Estado) e Glauber Silveira (presidente da Aprosoja Brasil).

O economista Flávio França Jr. afirma que o momento é muito especial para o mercado de soja brasileiro. "Além de termos conseguido fechar o sexto ano consecutivo com margens positivas, teremos a chance de aumentar muito a área e a produção em 2013", prevê. O painelista Liones Severo Correa acrescenta que o mercado em alta significa mais oportunidades. "Os riscos do mercado são preço e o clima. Quando o preço está alto, fica o clima apenas como uma variável. Este momento é muito propício para discutirmos este tema", ressalta.

Eduardo Riedel, presidente da Famasul, destaca que, depois de alguns ciclos de dificuldades, a safra atual traz uma perspectiva de receita positiva. A cautela, porém, ainda é sempre a melhor recomendação. "Ao investir em uma nova safra o produtor não pode perder de vista sua capacidade para assumir esses riscos e, se os resultados atuais permitirem, deve colocar a casa em ordem e planejar a próxima safra, avaliando com critérios cada investimento a ser feito", enfatiza. O presidente da Aprosoja Brasil, Glauber Silveira, retornou dos Estados Unidos nesta semana e pretende descrever experiências norte-americanas no evento, principalmente no que diz respeito a garantias em situações de risco. "O que se percebe por aqui é que o seguro agrícola americano está salvando os produtores. Quando será que os produtores brasileiros terão o mesmo seguro? É preciso pensar nisso já que, se a última década foi a do milho, esta com certeza será a da soja", afirma.

O Fórum Soja Brasil será transmitido ao vivo também pelo site especial do projeto no portal RuralBR (www.projetosojabrasil.com.br), a partir das 16h30min (horário de Brasília). Os interessados podem também participar pela página do projeto no Facebook (facebook.com/projetosojabrasil). O Projeto Soja Brasil é uma realização do Canal Rural, da Aprosoja Brasil e do Senar Mato Grosso, com coordenação técnica da Embrapa. O fórum de São Gabriel do Oeste conta com o apoio regional de Senar Goiás, Senar Mato Grosso do Sul, Aprosoja-MS, Famasul e governo de Mato Grosso do Sul - Fundems. O patrocínio do projeto é da BASF, da Mitsubishi Motors e da Monsanto.

Fonte: Aert Presse

◄ Leia outras notícias