Publicado em: 17/09/2012 às 08:10hs
“A lavoura precisa ser vista como um laboratório pelo produtor rural.” Esta foi a frase utilizada, por mais de uma vez, pelo consultor técnico da Fazenda Mutuca, Ivo Claudino Frare, durante o 3º Fórum Regional de Produtividade de Soja, realizado quinta-feira, dia 13, na sede da Coodetec, em Cascavel. Frare e o produtor, Ely de Azambuja Germano Neto, de Arapoti/PR, foram os primeiros colocados da região Sul, no Desafio Nacional de Máxima Produtividade Safra 2011/2012.
Para os responsáveis pela Fazenda Mutuca, que alcançou 103,11 sacas por hectare, não há uma receita exata para o sucesso. “Os resultados dependem de cada talhão e de cada época. O produtor precisa apostar no planejamento, saber qual clima enfrentará, se La Niña ou El Niño, e investir em sementes de alta qualidade fisiológica e sanitária”, detalhou Frare. Ainda, segundo ele, o fator número um para a alta produtividade é o arranjo populacional de plantas por hectare. “O espaçamento entre linhas tem um impacto grande no resultado final. É necessário fazer muitas análises. Nós identificamos que reduzir o espaçamento entre as linhas de plantio garantiu maior produção em mais de 80% dos casos”. Na Fazenda Mutuca, na área de 7,6 hectares inscrita no Desafio, o plantio foi feito com 40 centímetros entre linhas.O proprietário da Fazenda, Ely de Azambuja Germano Neto, comentou também que o produtor precisa acreditar na assistência técnica. “O sucesso da lavoura também depende do apoio técnico competente. Produtor e consultor precisam estar sempre abertos a novidades. Além disso, é importante investir e melhorar o potencial do solo. É o básico para o início do sucesso”, afirmou Germano.
Participação - O produtor e engenheiro agrônomo de Dourados/MS, Rikitaro Urano, teve problemas com a seca na última safra. “Consegui 40 sacas por hectare. E, através desse evento, com a apresentação de cases do Desafio, podemos identificar algumas mudanças que devem ser adotadas na lavoura, saber o que pode ser feito para melhorar. Conhecimento, variedade de soja e manejo são os principais elementos para uma boa colheita.”
Novidades da pesquisa Coodetec
Além do case da região Sul, o 3º Fórum Regional de Produtividade da Soja contou com a apresentação das novas tecnologias e cultivares CD para a próxima safra. “O sojicultor, que busca cultivares precoces, com possibilidade de antecipação de semeadura, devido ao plantio de milho safrinha, encontrará na Coodetec uma aliada. Temos duas novas cultivares, que já apresentam bons resultados no campo, e que serão disponibilizadas na próxima safra”, detalhou o gerente comercial da Coodetec, Marcelo da Costa Rodrigues.
Desafio de Máxima Produtividade
Durante as apresentações de quinta-feira, houve também o lançamento do Desafio Nacional de Máxima Produtividade Safra 2012/2013. Para os membros do CESB, a ideia é promover estratégias que contribuam para elevar a produtividade sustentável da sojicultura no País. “Nossa intenção é maximizar a produtividade de soja com sustentabilidade. Durante o fórum, também buscamos ouvir as opiniões dos agricultores e técnicos, para melhorar o Desafio. Já conseguimos bons resultados, mas ainda buscamos mais. Queremos aumento de produção do Sul ao Cerrado”, informou o diretor executivo do CESB, Alexandre Abbud.
Sobre a Coodetec
A Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola – Coodetec é uma empresa que pertence a 185 mil agricultores filiados a 32 cooperativas no Brasil, que juntas somam um faturamento anual de R$ 30 bilhões. Os produtores, além de contar com um fluxo contínuo de produtos e tecnologias de ponta, têm a oportunidade de apontar suas demandas para definição das linhas de pesquisa. O aumento do potencial produtivo das cultivares de trigo e soja, e dos híbridos de milho da Coodetec, safra após safra, se deve aos trabalhos de pesquisa e melhoramento genético, desenvolvidos para cada região produtora do Brasil e Paraguai, de forma específica. A sede da Coodetec fica na cidade de Cascavel, no Oeste paranaense, onde funciona uma rede complexa de ensaios e um departamento de pesquisa estruturado, com modernos laboratórios de melhoramento genético, biotecnologia, fitopatologia, qualidade de sementes e solos. Outros Centros de Pesquisa da Coodetec estão localizados em Palotina/PR, Goioerê/PR, Rio Verde/GO e Primavera do Leste/MT.
Fonte: Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola - COODETEC
◄ Leia outras notícias