Soja

EXPEDIÇÃO SAFRA: Sondagem vai acompanhar roteiros da soja

Os técnicos e jornalistas da Expedição Safra voltam a campo a partir desta quarta-feira (16/01) para monitorar a colheita de soja e milho com roteiros ampliados


Publicado em: 16/01/2013 às 14:00hs

EXPEDIÇÃO SAFRA: Sondagem vai acompanhar roteiros da soja

Dois estados entram na lista de destinos que somam mais de 60 mil quilômetros por temporada. Rondônia e Pará serão visitados para documentação dos extensos roteiros que a soja brasileiro cumpre, por terra, rios e ferrovias.

 Ponto de partida  - O ponto de partida será a Fazenda Agripastos, em Palmeira, onde haverá um debate com produtores dos Campos Gerais. Uma equipe segue direto para Rondônia, onde vai acompanhar o embarque de soja no Rio Madeira. De lá, o grão segue para os portos marítimos do Norte e do Nordeste. Na mesma região, técnicos e jornalistas vão visitar canteiros de obras da BR-163, entre Mato Grosso e Pará, que promete ampliar o escoamento da produção brasileira de grãos pelo Arco Norte.

 Frentes  - Enquanto uma equipe percorre, na próxima semana, centros logísticos rondonenses e paraenses e regiões agrícolas mato-grossenses, outro grupo inicia roteiro que vai cobrir todo o circuito Sul, de São Grabriel do Oeste (MS) a Cruz Alta (RS), incluindo Paraná e Santa Catarina. Nas duas frentes, serão percorridos mais de 15 mil quilômetros em três semanas. Além desses sete estados, o projeto vai sondar, até março, regiões agrícolas de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Maranhão, Piauí e Bahia.

 Além do Atlântico  - A Expedição Safra 2012/13 vai cumprir ainda viagens internacionais. Com incursão no Paraguai e na Argentina, técnicos e jornalistas vão completar a sondagem sobre a produção sul-americana de grãos esta temporada. Em viagem especial, vão percorrer ainda a Índia, um dos mercados mais promissores para o agronegócio brasileiro.

Fonte: Gazeta do Povo

◄ Leia outras notícias