Soja

Estoques baixos elevam preço da soja

Aprosoja alerta produtores sobre necessidade de planejamento para aproveitar a tendência de alta


Publicado em: 22/05/2012 às 10:20hs

Estoques baixos elevam preço da soja

Os números divulgados pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA sigla em inglês) apontam uma baixa significativa para a safra mundial de soja 2011/12, o que reduz os números do Brasil e da Argentina. Esse contexto levou o diretor executivo da Aprosoja, Marcelo Duarte, a alertar os produtores no evento da última semana do Circuito Aprosoja, realizado na região Norte de Mato Grosso, quanto a importância de se planejar para aproveitar os bons preços e garantir a próxima safra da oleaginosa no estado. Segundo ele, os preços estão bons, e o que se vê é um cenário positivo para a soja neste momento e a tendência é que o próximo ano continue assim.

Além do estoque mundial apertado, os Estados Unidos não vão aumentar muito a área com soja para a safra 2012/13 e dependem da produtividade, que vai ter que ser muito boa, para garantir os estoques. O reflexo desta retomada de alta nos preços da soja pode ser vista no volume comercializado antecipadamente para a safra 2012/13 em Mato Grosso. Na avaliaçao do diretor, o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) aponta que 45% da próxima safra do grão já está vendida. O que é extremamente positivo, pois o estado normalmente alcançava este percentual de comercialização antecipada em novembro, período em que a safra já está plantada. Sendo que estamos no mês de maio e já chegamos a este número. O que mostra o produtor mais cauteloso, fechando negócios antecipadamente para garantir a safra futura com segurança.

Os números do relatório americano indicam que a produção mundial de soja para a safra 2011/12 será de 237,86 milhões de toneladas de soja. A estimativa para a produção brasileira para esta safra foi reduzida para 65 milhões e na Argentina o número baixou ainda mais, e o USDA estima que a safra do país vizinho será de 42,5 milhões de toneladas. O produtor Alexandre De Marco, que planta soja nos municípios da região Sul do Estado, Rondonópolis e Itiquira, diz que a safra 2012/2013 já está praticamente comercializada. “Trata-se de uma questão de mercado, se o preço está bom e favorável temos que aproveitar para vender nosso produto neste, quem se dúvida é o momento certo.

De acordo com a Aprosoja os preços estão bons, com um cenário positivo para a soja neste momento e a tendência é que o próximo ano continue assim. Já que além do estoque mundial estar apertado os Estados Unidos não vão aumentar muito a área com soja para a safra 2012/13 e dependem da produtividade, que vai ter que ser muito boa, para garantir os estoques. Fatores que fazem com que o quadro de oferta e demanda mundial de soja fiquem ajustados, contribuindo para a sustentação dos preços da soja. A valorização da soja em mais de 7% só em abril gerou uma expectativa de que a antecipação da venda da safra 2012/2013, prática que ganhou espaço desde 2011 por conta da demanda firme e da alta dos preços, mantenha-se em ritmo acelerado nos próximos meses.

Fonte: Gazeta Digital

◄ Leia outras notícias