Publicado em: 07/08/2013 às 08:30hs
Regulamento considera maiores índices de produtividade atrelados às melhores estratégias de controle preventivo da ferrugem da soja.
Dez finalistas de todo o Brasil disputaram na noite do dia 1º de agosto, em São Paulo, a finalíssima do programa DuPont Colheita Farta Safra 2012/13. O projeto premia anualmente, por região produtora, os sojicultores que obtêm os melhores índices de produtividade atrelados ao manejo químico preventivo da ferrugem asiática. Do grupo de vencedores regionais, sai o campeão nacional. Quase 250 produtores estavam inscritos no programa este ano. (Confira anexo quadro com os nomes e os índices de produtividade alcançados pelos finalistas.)
Os três primeiros colocados foram os produtores Renato Paulo Zaika, do Paraná; Roberto Baseggio, do Rio Grande do Sul e o também paranaense Ivan Cícere. Proprietários de áreas entre 500 e 750 hectares de soja na última safra de verão, eles reservaram em torno de 40 hectares de suas lavouras para a realização de ensaios de campo segundo o levantamento do DuPont Colheita Farta.
DuPont Colheita Farta é um projeto idealizado pela DuPont Brasil Produtos Agrícolas, com objetivo de disseminar medidas eficazes contra a ferrugem asiática baseadas na aplicação do fungicida da marca Aproach® Prima.
Segundo a Aprosoja – Associação Brasileira dos Produtores de Soja -, nos últimos dez anos a ferrugem trouxe prejuízos da ordem de US$ 25 bilhões aos agricultores do Brasil.
Com manejo adequado de Aproach® Prima os participantes que chegaram à última etapa do levantamento deste ano registraram produtividades de 67 sacas por hectare até 107 sacas/ha, além de médias ponderadas de 64 sacas/ha até 99 sacas/ha, respectivamente. Os dados mostraram ainda que a adoção de medidas de proteção contra ferrugem nessas propriedades resultou em ganhos de produtividade de 5 sacas por hectare até 16 sacas/ha.
De acordo com o vice-presidente da DuPont Produtos Agrícolas, Mario Tenerelli, os indicadores apurados pela empresa com o programa evidenciam o peso que o controle adequado da ferrugem exerce sobre os números de produção que são obtidos pelos agricultores no final da safra. “O agricultor fica mais competitivo e aumenta a rentabilidade de seu negócio com o manejo preventivo contra a ferrugem”, resumiu o executivo.
Marcelo Okamura, diretor de marketing da DuPont Produtos Agrícolas, ressaltou que o fungicida Aproach® Prima, pilar do programa DuPont Colheita Farta, constitui um insumo de última geração. O produto, disse ele, apresenta formulação e ingrediente ativo de ponta e sua tecnologia o tornou conhecido como um dos mais eficientes hoje disponíveis no País para controle da ferrugem da soja.
Lançado no Brasil há pouco mais de três anos, Aproach® Prima, de acordo com a DuPont, tem como principais diferenciais o efeito sistêmico – age no interior da planta - e a forte tolerância à lavagem por chuvas, fator que proporciona prolongado período de controle da doença com reduzido número de aplicações por safra.
Após a premiação dos vencedores deste ano, a DuPont informou que fará no final deste mês o lançamento do programa DuPont Colheita Farta válido para a safra de verão 2013/14.
Confira os vencedores* e indicadores de produtividade do Programa DuPont Colheita Farta Safra 2012/13
1º) PR Leste: Renato Paulo Zaika – Média de 98,33 sacas/ha
2º) RS & SC: Roberto Baseggio – Média de 89,33 sacas/ha
3º) PR Norte: Ivan Cícere – Média de 89,06 sacas/ha
4º) MS: Zélio Antônio Pessato – Média de 82,32 sacas/ha
5º) SP/MG: Sidney Hideo Fujivara – Média de 80,63 sacas/ha
6º) Mapitoba: Alvaro Kagawa – Média de 80,57 sacas/ha
7º) BR Central: Deonir Finkler – Média de 80,21 sacas/ha
8º) GoBa: Johnny Alberto Quesinski – Média de 79,13 sacas/ha
9º) MT Norte: Adelmo Nunes – Média de 74,59 sacas/ha
10º) MT Sul: Norma Gatto – Média de 64,60 sacas/ha.
*Cada agricultor da lista acima venceu o programa DuPont Colheita Farta em sua região.
Fonte: DuPont Produtos Agrícolas/Brasil - Assessoria de Imprensa
◄ Leia outras notícias