Soja

DuPont premia em SP grupo campeão em produtividade de soja

Companhia reúne agricultores de diferentes regiões que alcançaram os melhores índices do programa DuPont Colheita Farta na safra 2012/13; lançamento da edição 2014 será no fim de agosto


Publicado em: 07/08/2013 às 08:30hs

DuPont premia em SP grupo campeão em produtividade de soja

Regulamento considera maiores índices de produtividade atrelados às melhores estratégias de controle preventivo da ferrugem da soja.

Dez finalistas de todo o Brasil  disputaram na noite do dia 1º de agosto, em São Paulo, a finalíssima do programa DuPont Colheita Farta Safra 2012/13. O projeto premia anualmente, por região produtora, os sojicultores que obtêm os melhores índices de produtividade atrelados ao manejo químico preventivo da ferrugem asiática. Do grupo de vencedores regionais, sai o campeão nacional. Quase 250 produtores estavam inscritos no programa este ano. (Confira anexo quadro com os nomes e os índices de produtividade alcançados pelos finalistas.)

Os três primeiros colocados foram os produtores Renato Paulo Zaika, do Paraná; Roberto Baseggio, do Rio Grande do Sul e o também paranaense Ivan Cícere. Proprietários de áreas entre 500 e 750 hectares de soja na última safra de verão, eles reservaram em torno de 40 hectares de suas lavouras para a realização de ensaios de campo segundo o levantamento do DuPont Colheita Farta.

DuPont Colheita Farta é um projeto idealizado pela  DuPont Brasil Produtos Agrícolas, com objetivo de disseminar medidas eficazes contra a ferrugem asiática baseadas na aplicação do fungicida da marca Aproach® Prima.

Segundo a Aprosoja – Associação Brasileira dos Produtores de Soja -, nos últimos dez anos a ferrugem trouxe prejuízos da ordem de US$ 25 bilhões aos agricultores do Brasil.

Com manejo adequado de Aproach® Prima os participantes que chegaram à última etapa do levantamento deste ano registraram produtividades de 67 sacas por hectare até 107 sacas/ha, além de médias ponderadas de 64 sacas/ha até 99 sacas/ha, respectivamente. Os dados mostraram ainda que a adoção de medidas de proteção contra ferrugem nessas propriedades resultou em ganhos de produtividade de 5 sacas por hectare até 16 sacas/ha.

De acordo com o vice-presidente da DuPont Produtos Agrícolas, Mario Tenerelli, os indicadores apurados pela empresa com o programa evidenciam o peso que o controle adequado da ferrugem exerce sobre os números de produção que são obtidos pelos agricultores no final da safra. “O agricultor fica mais competitivo e aumenta a rentabilidade de seu negócio com o manejo preventivo contra a ferrugem”, resumiu o executivo.

Marcelo Okamura, diretor de marketing da DuPont Produtos Agrícolas, ressaltou que o fungicida Aproach® Prima, pilar do programa DuPont Colheita Farta, constitui um insumo de última geração. O produto, disse ele, apresenta formulação e ingrediente ativo de ponta e sua tecnologia o tornou conhecido como um dos mais eficientes hoje disponíveis no País para controle da ferrugem da soja.

Lançado no Brasil há pouco mais de três anos, Aproach® Prima, de acordo com a DuPont, tem como principais diferenciais o efeito sistêmico – age no interior da planta - e a forte tolerância  à lavagem por chuvas, fator que proporciona prolongado período de controle da doença com reduzido número de aplicações por safra.

Após a premiação dos vencedores deste ano, a DuPont informou que fará no final deste mês o lançamento  do programa DuPont Colheita Farta válido para a safra de verão 2013/14. 

Confira os vencedores* e indicadores de produtividade do Programa DuPont Colheita Farta Safra 2012/13

1º) PR Leste: Renato Paulo Zaika – Média de 98,33 sacas/ha
2º) RS & SC: Roberto Baseggio – Média de 89,33 sacas/ha
3º) PR Norte: Ivan Cícere – Média de 89,06 sacas/ha
4º) MS: Zélio Antônio Pessato – Média de 82,32 sacas/ha
5º) SP/MG: Sidney Hideo Fujivara – Média de 80,63 sacas/ha
6º) Mapitoba: Alvaro Kagawa – Média de 80,57 sacas/ha
7º) BR Central: Deonir Finkler – Média de 80,21 sacas/ha
8º) GoBa: Johnny Alberto Quesinski – Média de 79,13 sacas/ha
9º) MT Norte: Adelmo Nunes – Média de 74,59 sacas/ha
10º) MT Sul: Norma Gatto – Média de 64,60 sacas/ha.

*Cada agricultor da lista acima venceu o programa DuPont Colheita Farta em sua região.

Fonte: DuPont Produtos Agrícolas/Brasil - Assessoria de Imprensa

◄ Leia outras notícias