Publicado em: 05/03/2012 às 14:30hs
A Monsanto mostra aos agricultores de Não-Me-Toque (RS) e região durante a Expodireto Cotrijal 2012, que acontecerá de 5 a 9 de março, a sua nova tecnologia para soja que irá revolucionar as lavouras brasileiras. Ao longo dos últimos 10 anos, a empresa investiu cerca de US$ 1,4 bilhão em pesquisa e desenvolvimento, e um dos frutos desse investimento é a INTACTA RR2 PRO™ para o desenvolvimento da INTACTA RR2 PRO™, a primeira tecnologia criada para um mercado fora dos Estados Unidos.
Durante o Expodireto Cotrijal 2012, o público poderá conhecer os diferenciais da nova tecnologia de soja da Monsanto. “Ao visitar o estande de INTACTA RR2 PRO™ e o plantio nos plots de testes comparativos, os produtores poderão se antecipar e tirar dúvidas sobre esse novo produto”, explica Fabio Pastana, supervisor Comercial de INTACTA RR2 PRO™ na região. Além disso, também acontecerão mesas redondas com a presença de agricultores que estão testando a nova tecnologia e representantes da Monsanto. O público terá a oportunidade de conhecer a soja INTACTA RR2 PRO™ mais de perto, por meio da experiência desses produtores.
INTACTA RR2 PRO™ é única porque reúne, ao mesmo tempo, três soluções em um só produto: resultados de produtividade sem precedentes, devido a tecnologias avançadas no mapeamento, seleção e inserção de genes em regiões do DNA com potencial impacto positivo na produtividade; proteção às principais lagartas que atacam a cultura da soja; e tolerância ao glifosato proporcionada pela tecnologia Roundup Ready (RR).
De acordo com Rafael Carmona, gerente de INTACTA RR2 PRO™, a tecnologia confere proteção contra as principais lagartas que atacam a cultura da soja, reduzindo o número das pulverizações. “É muito importante que o agricultor consiga, cada vez mais, lançar mão do manejo integrado de pragas e essa nova tecnologia sem dúvida será muito útil ao manejo das lavouras em médio e longo prazos”, diz Carmona.
O produto viabiliza práticas agrícolas sustentáveis ao reduzir o uso de inseticidas. “A INTACTA RR2 PRO™ está em harmonia com o compromisso da Monsanto de sustentabilidade, focando em aumento de produtividade, preservação de recursos naturais e melhoria na qualidade de vida dos agricultores”, afirma Márcio Santos, diretor de Gerenciamento de Produtos da empresa. Além disso, lembra o executivo, a tecnologia mantém a eficácia, o amplo espectro de ação e a flexibilidade da tecnologia Roundup Ready.
Embora esteja totalmente liberada para plantio e comercialização no Brasil, a Monsanto lançará comercialmente a tecnologia INTACTA RR2 PRO™ somente após a aprovação da mesma nos principais países importadores de soja do Brasil.
Tecnologia para avaliação de tecido das sementes de soja é destaque
Quem visitar o estande de INTACTA RR2 PRO™ terá a oportunidade não só de conhecer a tecnologia que irá revolucionar as lavouras brasileiras, mas também o seed chipper (amostrador não-destrutivo de tecido de semente) de soja, projetado e construído pela Monsanto para aumentar a capacidade e rastreabilidade de análise genética de sementes individuais antes mesmo do plantio. O equipamento foi trazido dos laboratórios da empresa nos EUA especialmente para a feira.
“Ao retirarmos uma lasquinha mínima da semente, ela pode ser geneticamente analisada sem comprometer a sua viabilidade. Com essa tecnologia, podemos realizar testes mais eficientes em campo, contribuindo para a obtenção de sementes melhores em menos tempo, e plantar apenas sementes que apresentam um potencial de produto superior”, declara Jennifer Lopes, analista de Pesquisa da Monsanto, que apresentará a máquina aos visitantes da feira.
Sobre a Monsanto
A Monsanto é uma empresa dedicada à agricultura. Pioneira no desenvolvimento de produtos com tecnologia de ponta na área agrícola – herbicidas, sementes convencionais e geneticamente modificadas –, a Monsanto busca soluções sustentáveis que proporcionem aos agricultores produzir mais, conservar mais e melhorar vidas. Para isso, investe anualmente mais de US$ 1 bilhão em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, e compartilha seu conhecimento com produtores para ampliar o seu acesso a modernas tecnologias agrícolas, especialmente em países pobres e em desenvolvimento. A empresa está presente no Brasil desde 1963.
A Monsanto faturou R$ 2,8 bilhões no Brasil em 2011 produzindo e comercializando a linha de herbicidas Roundup, sementes de soja convencional (Monsoy) e geneticamente modificada (Roundup Ready®), sementes convencionais e geneticamente modificadas de milho (Agroeste, Sementes Agroceres e Dekalb), sementes de sorgo, algodão (Deltapine) e, ainda, sementes de hortaliças (Seminis e De Ruiter). Em novembro de 2008, passou a atuar no mercado de cana-de-açúcar com a marca Canavialis.
Fonte: CDI Comunicação Corporativa
◄ Leia outras notícias