Soja

Coopertradição realiza Dia de Campo de soja

Mais de 80 cooperados das unidades da cooperativa participaram do evento realizado ao lado do Complexo Agroindustrial


Publicado em: 01/04/2013 às 08:40hs

Coopertradição realiza Dia de Campo de soja

Dentre seus principais objetivos, fazer com que o produtor aumente a produtividade e rentabilidade de sua lavoura é o principal da Coopertradição. Pensando nisso, o Departamento Técnico da cooperativa realizou na tarde da última quarta-feira (27) o Dia de Campo de soja, onde empresas apresentaram o potencial de suas variedades plantadas, de acordo com a adaptação e o clima de cada região.

Ao todo, foram apresentadas 38 variedades de soja espalhadas em uma área de um hectare, anexa ao Complexo Agroindustrial da cooperativa. Na área demonstrativa, as cinco empresas demonstraram seus produtos e particularidades de cada variedade de soja, sendo umas mais resistentes a seca, outras mais resistentes a pragas, entre elas as lagartas.

De acordo com o diretor vice-presidente da Coopertradição, Gelson Corrêa, os Dias de Campo demonstram que a Coopertradição busca informar os agricultores sobre o que há de melhor para utilização em suas propriedades. “Propiciamos aos produtores a oportunidade de verem na prática os resultados e adaptação de cada variedade a nossa altitude e as particularidades climáticas. Isso é fundamental para o desenvolvimento agrícola em nossa região”.

A Cooperativa Central Gaucha LTDA (CCGL) apresentou 4 cultivares de soja IntactaRR2 PRO, tanto para a safrinha, como para a safra normal e para o plantio antecipado.“A tecnologia RR2 PRO traz em suas sementes de soja alto potencial produtivo,peso excelente do grão, sanidade radicular, além de resistência a 4 tipos de lagartas”, explica o representante da empresa, Niomar Deminski.

Agrichem e Milenia, parceiras da Coopertradição no evento, também apresentaram novidades no Dia de Campo. A Agrichem demonstrou aos cooperados o Kit Inteligente no Sulco da Semeadura (KISS), uma tecnologia desenvolvida para melhorar o arranque da planta e um melhor aproveitamento do seu potencial genético. Já a Milenia, apresentou novidades na área de defensivos agrícolas, principalmente produtos para a tolerância e resistência de ervas daninhas.

Para o cooperado Irineu Dubena, o Dia de Campo é um momento de conhecimento e estudo para o agricultor. “Aqui nós vemos as diferentes formas de manejo e particularidades de cada variedade. Aprendemos com cada empresa como cultivar cada semente, avaliamos a que melhor se adapta a nossa região e então pensamos no plantio”, afirma o agricultor.

Já o cooperado Elias Konslinski, enfatizou o comprometimento da cooperativa com os cooperados. “O evento foi importante para tirarmos dúvidas sobre as novas variedades que estão chegando para a nossa região. A Coopertradição procura sempre trazer ao cooperado informações que ajudem para uma maior produtividade. E isso é fundamental para a nossa atividade”.

O evento contou também com a parceria da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), e teve a presença de mais de 80 cooperados das unidades de Vitorino, Renascença e Pato Branco. “Agora, será feita colheita dos produtos e avaliação de cada variedade pela UTFPR para identificarmos o potencial produtivo de cada uma”, explicou o técnico agrícola da Coopertradição, Sidarta Palma.

Fonte: JOB Comunicação Integrada

◄ Leia outras notícias