Soja

Começa o plantio da safra de soja

O Sítio Tecnológico da Embrapa Agrossilvipastoril, em Sinop, Mato Grosso, será palco nesta quinta-feira, 26, a partir das 15h, do plantio inaugural da safra de soja 2013/2014


Publicado em: 26/09/2013 às 13:40hs

Começa o plantio da safra de soja

O evento conta com a presença da ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e a cerimônia será transmitida ao vivo pelo Canal Rural

As perspectivas para a próxima safra de soja são otimistas. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) afirmou que a produção brasileira deve chegar em 88 milhões de toneladas. O relatório, divulgado pelo departamento em setembro, reavaliou a produção norte-americana de soja na safra 2013/2014 para 85,7 milhões de toneladas. Isso coloca o Brasil na liderança da produção mundial da oleaginosa.

Mato Grosso é o principal produtor do grão no país. Na safra de 2012/2013 foi responsável por 28,96% da produção nacional, de acordo com o Instituto Mato Grossense de Economia Agropecuária (Imea). A região do Médio Norte é responsável por 11,05% da produção nacional, que atingiu 81,45 mil toneladas na safra 2012/2013.

Por isso, a abertura oficial do cultivo da soja não poderia ser em outro Estado. Em 2012 ela foi realizada no município de Sorriso e, desta vez, o escolhido foi Sinop, maior município do Médio Norte, com força no agronegócio. A cidade tinha, até o começo dos anos 2000, a madeira como principal recurso econômico, mas, na última década, o comércio e a agricultura também ganharam força.

O local escolhido para a cerimônia é o Sítio Tecnológico da Embrapa, em uma área demonstrativa de integração lavoura-pecuária-floresta (iLPF). A iLPF é uma estratégia de produção em que se associam em uma mesma área os componentes agrícola, animal e espécies florestais, de maneira sucessiva, consorciada ou rotacionada. Segundo os especialistas, essa é uma forma de produção sustentável, uma vez que em um mesmo espaço podem ser produzidos grãos, fibras, carne, leite, madeira e frutos. A área demonstrativa de iLPF é utilizada pela Embrapa em atividades de transferência de tecnologia, com a realização de visitas técnicas, aulas práticas e dias de campo.

Além da ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, participam do evento o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller, o governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, Blairo Maggi, além de outros parlamentares, autoridades governamentais, empresários e líderes do agronegócio nacional.

A solenidade de abertura será transmitida ao vivo pelo Canal Rural, a partir das 15 horas. O público poderá acompanhar pelo site C2Rural (www.c2rural.com.br) e pelo especial do Projeto Soja Brasil no portal RuralBR (www.projetosojabrasil.com.br). Os jornalistas João Batista Olivi e Kellen Severo apresentam edições do Mercado & Cia, ao vivo, diretamente da Embrapa. A cobertura do Canal Rural tem também entradas ao vivo no Rural Notícias e reportagens especiais de Eduardo Silva e Pedro Silvestre.

A solenidade faz parte da segunda edição do Projeto Soja Brasil, que acompanha a safra 2013/2014 desde o planejamento do plantio até a colheita. O evento é uma realização do Canal Rural, da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT). O apoio regional é da Aprosoja de Mato Grosso, do Sindicato Rural de Sinop e da Prefeitura Municipal de Sinop. O patrocínio é de Basf, Intacta, Mitsubishi Motors e New Holland. O apoio é de Yara Brasil Fertilizantes e Bolsa Brasileira de Mercadorias. O projeto conta com coordenação técnica da Embrapa e consultoria de Safras & Mercado.

Além da cerimônia de abertura do plantio, o Canal Rural preparou uma série de palestras que movimentam o auditório da Embrapa Agrossilvipastoril. Às 09h30 o tema será “Agricultura de Precisão de Modo  Simples” ministrado por Carlos Schmidt, especialista de Produto Agricultura de Precisão da New Holland. Às 10h, Renato Carvalho, líder de Manejo de Pragas da Monsanto do Brasil ministra a palestra: “Por que Fazer Área de  Refúgio”. Das 10h30 às 12h00, o Painel Soja Brasil traz para debate o tema “Os cenários de mercado e o futuro da safra”, com participação de Ivan Wedekin (diretor geral da BBM) e Daniel Ferreira (diretor técnico do IMEA) e mediação do jornalista João Batista Olivi. A última palestra do dia, às 12h, tem como tema “Um Planeta Faminto” e será ministrada por Fábio Minato, gerente de Marketing de Proteção de Cultivos da BASF.

Expedição começa em outubro

A partir de outubro, duas equipes com jornalistas do Canal Rural, pesquisadores da Embrapa, consultores da Safras & Mercado e especialistas da Aprosoja Brasil percorrerão mais de 40 mil quilômetros em 13 Estados brasileiros, visitando lavouras e abordando temas como clima, mercado, sementes e controle de pragas e doenças. Produtores, líderes do setor, trabalhadores das lavouras, profissionais da área e estudantes terão a oportunidade de acompanhar de perto as novidades e os desafios de mais um cultivo. Em Mato Grosso, instrutores do Senar–MT levarão capacitação aos trabalhadores rurais.

Fonte: ry Press

◄ Leia outras notícias