Soja

Colheita de soja em Mafra (SC) chega a 95%, mas rendimento fica abaixo do esperado

Produtores enfrentam estiagem no início do ciclo e na fase final de desenvolvimento da soja


Publicado em: 26/04/2024 às 19:00hs

Colheita de soja em Mafra (SC) chega a 95%, mas rendimento fica abaixo do esperado

A colheita de soja em Mafra, no Planalto Médio de Santa Catarina, atingiu 95% da área, conforme a Cooperativa de Produção e Consumo Concórdia (Copérdia), responsável por 7 mil hectares de cultivo. No entanto, o rendimento médio deve ser inferior ao esperado, ficando em torno de 3.600 quilos por hectare, em comparação com os 3.900 quilos por hectare projetados inicialmente.

Segundo o departamento técnico da Copérdia, a baixa produtividade é resultado da estiagem ocorrida tanto no início do ciclo quanto na fase final de desenvolvimento da oleaginosa. Mesmo com algumas precipitações recentes, não houve interrupção nas atividades de colheita, e a expectativa é que os trabalhos sejam concluídos até o final de abril.

De acordo com levantamento da Safras & Mercado, a colheita da safra 2023/24 de soja em Santa Catarina atingia 67% da área estimada de 810 mil hectares até 19 de abril. Essa área é 3,8% maior do que os 780 mil hectares plantados na temporada passada.

A produção esperada para a safra 2023/24 é de 2,95 milhões de toneladas, cerca de 1% menor do que as 2,980 milhões de toneladas obtidas em 2022/23. O rendimento médio das lavouras em todo o estado deve ser de 3.660 quilos por hectare, também abaixo do rendimento do ano passado, que foi de 3.840 quilos por hectare.

Essa diminuição na produtividade evidencia os desafios enfrentados pelos produtores de soja em Santa Catarina, especialmente devido às condições climáticas adversas. A estimativa atual reflete a necessidade de adaptação e planejamento dos agricultores diante de períodos de seca e variações climáticas, que podem impactar diretamente os resultados da produção agrícola.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias