Soja

Clima e bons preços estimulam aumento do plantio da soja nos EUA

O alto preço da soja está estimulando os produtores dos Estados Unidos que acabaram de colher trigo a voltar ao campo e plantar soja


Publicado em: 02/07/2012 às 15:30hs

Clima e bons preços estimulam aumento do plantio da soja nos EUA

O aumento da "safra dupla" poderia ajudar a atenuar os receios de um suprimento magro de soja e diminuir um pouco o impulso de uma das commodities mais quentes do momento. Os futuros de soja haviam saltado 12% este ano até a quarta-feira.

Mais produtores de trigo que de costume são capazes de plantar soja graças ao calor incomum da primavera deste ano no Hemisfério Norte, que antecipou a colheita do trigo. Isso deu aos produtores algumas semanas a mais para plantar soja, que tem que ser semeada cedo o suficiente para poder ser colhida antes da chegada do frio, no terceiro trimestre.

"É de certo modo uma situação especial", disse Mark Schwiebert, de 55 anos, que este mês plantou 77 hectares de soja em Hamler, no Estado americano de Ohio, depois de ter colhido trigo . "Em 30 anos, eu só consigo me lembrar de uma ou outra vez em que estávamos colhendo trigo em 21 de junho."

O aumento do plantio poderia resultar em um suprimento maior de soja nos EUA no terceiro trimestre que o previsto anteriormente, o que poderia por sua vez pesar sobre os futuros de soja, um mercado de US$ 54 bilhões.

A soja, que é usada principalmente na ração de frango e porco, chegou no fim de abril perto do preço mais alto dos últimos quatro anos, batendo em US$ 15,03 o bushel, já que a seca na América do Sul causou temores de uma falta do grão. Embora os preços tenham caído um pouco desde então, eles permanecem próximos daquele pico.

O Departamento de Agricultura dos EUA divulgou na sexta-feira novo relatório com as estimativas da área total plantada de soja e outras lavouras. Ele previu que serão plantados 30,8 milhões de hectares de soja este ano, área cerca de 1% maior que a do ano passado e a terceira maior já registrada. A previsão anterior era 29,9 milhões de hectares plantados de soja. Além da safra dupla, outra razão para o aumento é o fato de alguns produtores estarem plantando soja em vez de lavouras como milho e algodão.

Os analistas, na média, preveem que o plantio de safra dupla este ano será de cerca de 2,5 milhões de hectares, em torno de 8% da área plantada de soja nos EUA. Isso marcaria o maior plantio de safra dupla num único ano até hoje exceto 2008, de acordo com estimativas do governo americano.

Andy Shissler, um operador independente de futuros e opções de Downers Grove, no Estado de Illinois, disse que apostou que o preço da soja cairá com a divulgação do relatório do Departamento de Agricultura. O plantio extra, juntamente com uma maior umidade, "pode diminuir bastante a pressão sobre o suprimento de soja", disse Shissler, que também é corretor da Roach Ag Marketing Ltd.

Outros disseram que os futuros de soja poderiam aumentar ainda mais, observando que a continuação da seca que se abateu o Centro-Oeste americano poderia reduzir a produção e superar o impacto da área plantada adicional.

Mesmo com o aumento da safra dupla, a área plantada total este ano pode não ser tão alta quanto alguns analistas projetam, pois as condições de seca em grande parte do cinturão agrícola dos EUA dissuadiram alguns produtores de plantar soja. E as previsões meteorológicas preveem condições de seca para as próximas duas semanas, o que poderia prejudicar campos de soja que já sofreram algum dano.

"Eu acho que nós vamos começar a descobrir que a safra de soja na verdade está ruim", disse Eric Wilkinson, um corretor da Blue Group Trading, sediada em Chicago, e também operador independente na Bolsa de Comércio de Chicago. "Acredito que as altas do ano virão da soja."

O preço da soja foi impulsionado este ano por uma produção menor no Brasil e na Argentina, o segundo e terceiro maiores produtores depois dos EUA. Analistas dizem que a queda na produção da América do Sul pode causar um aumento na exportação de soja dos EUA para a China, o maior importador de soja do mundo.

Se a safra dos EUA decepcionar, o suprimento de soja do país pode cair a níveis criticamente baixos, empurrando para cima o preço de um grão usado para fazer desde biscoitos até molhos de salada. O Departamento de Agricultura espera hoje que o estoque de soja caia para 175 milhões de bushels até 31 de agosto, e encolha mais 20%, para 140 milhões de bushels, um ano depois, um nível mais baixo que em oito dos últimos dez anos.

Fonte: Wall Street Journal

◄ Leia outras notícias