Publicado em: 26/10/2012 às 19:20hs
A Argentina deu início ao plantio da campanha 2012/13 de soja, mesmo diante de interrupções provocadas pelos excessos hídricos que afetam as principais regiões produtoras do país. Tímida, a semeadura chegou a 2% dos 19,7 milhões de hectares estimados para a temporada, apontou a Bolsa de Cereais de Buenos Aires.
As primeiras áreas semeadas localizam-se na região de Chaco, Este Sgo del Estero e Formosa, correspondendo aos lotes de primavera, habitualmente incorporados cedo, mas que não cobrem uma superfície significativa em nível regional.
Engenheiro agrônomo do Departamento de Estimativas Agrícolas da Bolsa de Cereais, Esteban Copati lembra que o país trabalha com uma margem negativa de plantio. Ou seja, registra um atraso interanual de 4,2% em consequência das condições climáticas.
Registram-se movimentações para o plantio em setores da área central, principalmente no Centro Norte de Santa Fé, Centro Norte de Córdoba, Entre Rios e também no núcleo do Norte. Também houve avanços do plantio em zonas pontuais do Sul de Córdoba, no Núcleo Sur e em setores de Buenos Aires e La Pampa.
Mais chuvas
Para os próximos dias são esperadas mais chuvas no país, segundo informe climático. As precipitações podem ser de moderadas a abundantes (10 a mais de 100 milímetros) em grande parte da região agrícola, com exceção do centro de Salta, Tucumán, Jujuy, Catamarca, Oeste Sgo del Estero.
Produção
De acordo com o Depatamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA na sigla em inglês), a safra 2012/13 na Argentina está estimada em 55 milhões de toneladas, de acordo com o relatório divulgado em outubro.
Fonte: Agrodebate
◄ Leia outras notícias