Soja

CESB promove 4º Fórum Regional de Produtividade da Soja de 2012 na Bahia

Em parceria com a Fundação Bahia, o comitê apresenta os resultados da região nordeste no Desafio Nacional de Máxima Produtividade da última safra


Publicado em: 01/10/2012 às 14:40hs

CESB promove 4º Fórum Regional de Produtividade da Soja de 2012 na Bahia

O Comitê Estratégico Soja Brasil, CESB, promove no dia 10 de outubro, na cidade Luiz Eduardo Magalhães, na Bahia, o 4º Fórum Regional de Produtividade da Soja, 2012, que trará os resultados da região nordeste no Desafio Nacional de Máxima Produtividade Safra 2011/2012. O evento, realizado em parceria com a Fundação Bahia, entidade sem fins lucrativos com um amplo programa de pesquisa, faz parte das atividades do CESB para promover o aumento do potencial de produtividade da cultura da soja no país.

O oeste baiano é uma região de destaque na produção de soja e campeã do Desafio pelo segundo ano consecutivo, com o ganhador nacional de 2011/2012, Demétrio Guimarães Parreira, com a produtividade de 108,71 sacas/ha. "Durante o fórum pretendemos estimular ainda mais a discussão em torno da sojicultura para aumentar a produtividade média do país para 67 sacas/ha (4.000 kg/ha) até 2015 no Cerrado e até 2020 no Sul com foco em sustentabilidade e rentabilidade", afirma Orlando Martins, presidente do CESB.

Além disso, o evento contará com a participação da Embrapa Cerrados, com os renomados palestrantes e pesquisadores Djalma Martinhão e Sebastião Pedro que falarão sobre a máxima produtividade da soja. Ao final, será aberto um painel para debate e perguntas.

Para a Fundação BA, a iniciativa é uma oportunidade para troca de experiências e atualização sobre as novas tecnologias, práticas diferenciadas e as soluções que estão melhorando o desempenho da soja. O objetivo é promover o desenvolvimento da pesquisa agrícola, de maneira integrada, sustentável, atendendo às necessidades dos produtores com tecnologia e produção.

Os interessados em participar do 4º Fórum Regional de Produtividade da Soja, 2012 devem confirmar presença até o dia 5 de outubro no telefone (77) 3639-3131.

Atualmente, o CESB é composto por 16 membros, conta com três empresas patrocinadoras, Syngenta, Basf e Monsanto e 13 instituições apoiadoras, que atuam de forma voluntária para elevar a média de produtividade da soja no Brasil.

Sobre o CESB

O CESB é uma entidade sem fins lucrativos, formada por profissionais e pesquisadores de diversas áreas que se uniram para trabalhar estrategicamente e utilizar os conhecimentos adquiridos nas suas respectivas carreiras e vivências, em prol da sojicultura brasileira.

O CESB é qualificado como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), nos termos da Lei n° 9.790, de 23 de março de 1999, conforme decisão proferida pelo Ministério da Justiça, publicada no Diário Oficial da União de 04 de dezembro de 2009.

Uma OSCIP é pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos, voltada ao alcance de objetivos sociais e tem necessidade de prestar contas.

Sobre a Fundação BA


Entidade sem fins lucrativos, com o objetivo de gerar informações para atender as necessidades dos produtores da região, realizando um amplo programa de pesquisa, com ênfase nas culturas da soja, algodão, milho, café e girassol.

Para realização destas pesquisas, a Fundação Bahia conta com o apoio dos MANTENEDORES, FUNDEAGRO, Embrapa, AIBA, ABAPA, ADAB, EBDA, IAC e Universidades.