Publicado em: 31/08/2012 às 08:50hs
O Comitê Estratégico Soja Brasil, CESB, promove no dia 5 de setembro, na cidade de Castro, no Paraná, o 1º Fórum Regional de Produtividade da Soja 2012, que apresenta os resultados da região sul no Desafio Nacional de Máxima Produtividade Safra 2011/2012. O evento, realizado em parceria com a Fundação ABC, instituição particular sem fins lucrativos, focada em trabalhos de pesquisa, faz parte das atividades do CESB para promover o aumento do potencial de produtividade da cultura da soja no país.
A programação do encontro ainda inclui as novidades da Fundação ABC para a produção de soja para a safra 2012/2013 e as novidades do CESB para a próxima edição do Desafio. “Nosso principal objetivo em gerar atividades que estimulem a discussão em torno da sojicultura é aumentar a produtividade média do país para 67 sacas/ha (4.000 kg/ha) até 2020, com foco em sustentabilidade e rentabilidade”, afirma Orlando Martins, presidente do CESB.
Para a Fundação ABC, a iniciativa é uma oportunidade para troca de experiências e atualização sobre as novas tecnologias, práticas diferenciadas e as soluções que estão melhorando o desempenho da soja. “Queremos levar conhecimento para os produtores rurais próximos à nossa região de atuação”, comenta Eltje Jan Loman Filho, da Fundação ABC e membro do CESB.
O engenheiro agrônomo Ivo Claudino Frare, consultor técnico da Fazenda Mutuca, em Arapoti (PR), estará presente no evento. Ele irá compartilhar com os participantes detalhes que levaram o produtor rural Ely de Azambuja Germano a ser o vencedor do Desafio na região sul.
Os interessados em participar do 1º Fórum Regional de Produtividade da Soja 2012 devem confirmar presença até o dia 3 de setembro no telefone (42) 3232-2662.
Atualmente, o CESB é composto por 16 membros, conta com três empresas patrocinadoras, Syngenta, Basf e Monsanto, e 13 instituições apoiadoras, que atuam de forma voluntária para elevar a média de produtividade da soja no Brasil.
Sobre o CESB
O CESB é uma entidade sem fins lucrativos, formada por profissionais e pesquisadores de diversas áreas que se uniram para trabalhar estrategicamente e utilizar os conhecimentos adquiridos nas suas respectivas carreiras e vivências, em prol da sojicultura brasileira.
O CESB é qualificado como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), nos termos da Lei n° 9.790, de 23 de março de 1999, conforme decisão proferida pelo Ministério da Justiça, publicada no Diário Oficial da União de 04 de dezembro de 2009.
Uma OSCIP é pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos, voltada ao alcance de objetivos sociais e tem necessidade de prestar contas.
Sobre a Fundação ABC
A Fundação ABC para Assistência e Divulgação Técnica Agropecuária, é uma instituição de caráter particular, sem fins lucrativos, mantida pela contribuição dos produtores e por parcerias em trabalhos de pesquisa com empresas privadas, além de serviços de análises de solos, bromatologia e sistema de informações geográficas. Os trabalhos de pesquisa objetivam dar amparo tecnológico aos produtores rurais filiados às Cooperativas Agro-Pecuária Capal(Arapoti), Batavo e Castrolanda, que formam o Grupo ABC. As Cooperativas ABC se beneficiam das técnicas e sistemas desenvolvidos pela Fundação ABC garantindo uma atualização técnica constante dos 2.350 cooperados, abrangendo uma área de 360.000 hectares, além de uma bacia leiteira de 800.000 litros diários.
Fonte: Smart
◄ Leia outras notícias