Soja

Campeões de concurso de Intacta RR2 PRO retornam dos EUA com mais conhecimento sobre biotecnologia na bagagem

Terminou neste domingo, 2 de setembro, o tour pelos Estados Unidos dos 34 sojicultores brasileiros que venceram o programa "Maior Produtividade e Melhores Práticas Intacta RR2 PRO?"


Publicado em: 10/09/2012 às 08:50hs

Campeões de concurso de Intacta RR2 PRO retornam dos EUA com mais conhecimento sobre biotecnologia na bagagem

A última parada do grupo foi em Chicago, no estado do Illinois, onde visitaram a Chicago Board of Trade, a bolsa de mercadorias mais antiga do mundo, responsável pela negociação diária de contratos futuros e de opções das commodities agrícolas.

Em sete dias de viagens, o grupo percorreu cerca de 2 mil quilômetros nas estradas dos estados do Iowa e Missouri, além do Illinois. Essa região representa uma das principais potencias agrícolas dos Estados Unidos, conhecida como Corn Belt (cinturão do milho). “Além da integração do grupo, conhecer a região do Corn Belt foi proveitoso para ver as técnicas utilizadas por eles e a maneira que eles conduzem as culturas”, disse Sérgio da Silva de Freitas Filho, produtor de Uberlândia (MG).

As atividades nos EUA começaram na segunda-feira, quanto os produtores participaram de reuniões em St. Louis (Missouri) com Robb Fraley, vice-presidente executivo de Tecnologia e cientista-chefe da Monsanto Company, e Jesus Madrazo, vice-presidente de Negócios da área Internacional da empresa. No mesmo dia, o grupo visitou o Monsanto Village Biotechnology, em Chesterfield (Missouri), e conheceu os laboratórios e casas de vegetação que simulam condições de plantio, temperatura, clima, umidade e iluminação em todo o mundo. Os produtores também estiveram na sede da Monsanto em Crever-Couer para ver de perto o trabalho do time de melhoramento genético.

Na terça-feira o dia também foi intenso. O time esteve em duas fazendas na cidade de Grand Mound (Iowa) para trocar informações e ver de perto o cenário agrícola americano, com a seca nos últimos meses. Após a visita à lavoura, eles fecharam o dia em Monmouth (Illinois), onde a Monsanto conta com uma área de cerca de 200 hectares para simular diferentes situações comuns nos mercados em que a empresa atua. Outro sojicultor mineiro, Maiclis Moreira de Matos, de Coromandel, destacou a troca da conhecimento com os outros sojicultores brasileiros proporcionada pela viagem. “Conhecer as variedades que eles cultivam, o modo que tocam a lavoura e as experiências de cada um foi muito interessante”, disse.

Quarta-feira foi o dia em que a equipe de produtores brasileiros se aprofundou nos temas ligados ao melhoramento genético, no Monsanto Biotechnology, em Ankeny (Iowa). Com as pesquisas desenvolvidas na unidade, a Monsanto consegue avançar mais rapidamente nas pesquisas de melhoramento. Também na quarta, os vencedores do concurso visitaram a unidade de produção de sementes de soja, em Clarion, também no Iowa, e souberam como se dá o processo de manufatura na soja.

Um dos dias mais esperados da agenda dos agricultores brasileiros foi a quinta-feira, quando todos estiveram na maior feira agrícola do país, a Farm Progress Show. Além de passarem pelos estandes da Monsanto e das marcas e tecnologias da empresa, os agricultores conheceram as novidades nos demais segmentos do agronegócio, como maquinário agrícola, implementos e fertilizantes.

Conheça a Intacta RR2 PRO™ e o concurso “Maior Produtividade e Melhores Práticas”


Os produtores que foram aos EUA fazem parte do programa “Os Eleitos”, lançado na safra 2011-2012 pela Monsanto para selecionarem, juntos, as variedades que serão lançadas com a nova tecnologia Intacta RR2 PRO™. No projeto, 500 agricultores de 275 municípios espalhados por 10 estados (Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, Goiás e Bahia) e no Distrito Federal plantaram a soja Intacta RR2 PRO™ lado a lado com campos com a tecnologia Roundup Ready em suas propriedades.

Desses 500 sojicultores, 34 se destacaram por terem seguido corretamente todos os protocolos de gestão responsável da tecnologia, plantio de refúgio e orientações do Sistema Roundup Ready Plus, além de conseguirem os melhores resultados de produtividade nas áreas plantadas.

Graças à parceria e à participação desses agricultores pioneiros foram comprovados, mais uma vez, os três benefícios proporcionados pela nova tecnologia: resultados de produtividade sem precedentes, devido a tecnologias avançadas de mapeamento genético, seleção e inserção de genes em regiões do DNA com potencial impacto positivo na produtividade; proteção contra as principais lagartas que atacam a cultura da soja; e tolerância ao glifosato proporcionada pela tecnologia Roundup Ready. Testes de campo e ensaios de laboratório realizados pelos especialistas da Monsanto evidenciaram que, além de eficaz contra as três principais lagartas que atacam a cultura da soja – a lagarta da soja (Anticarsia gemmatalis), as lagartas falsas medideiras (Pseudoplusia includens e Rachiplusia nu) e a broca das axilas, também conhecida como broca dos ponteiros (Crocidosema aporema) – a proteína Bt (Cry1Ac) presente na soja INTACTA RR2 PRO™ também permite o controle da lagarta das maçãs (Heliothis virescens), praga primária na cultura do algodão e que, na última safra, causou danos entre os sojicultores daquelas regiões onde o plantio de algodão é mais expressivo (MT, MS, GO e BA).

Fonte: CDI Comunicação Corporativa

◄ Leia outras notícias