Publicado em: 21/03/2013 às 09:40hs
Desta vez, foi apresentado aos agricultores novas variedades de soja para safra e para safrinha. Ao todo, 11 empresas participaram do dia de campo que ocorreu no interior de Mariópolis.
As variedades de soja foram cultivadas nas mesmas condições das lavouras comerciais. “Todas as variedades foram plantas no mesmo dia, com a utilização de adubação no plantio e no decorrer do desenvolvimento da planta foram utilizados três tratamentos de Fungicidas e Inseticidas”, explica a engenheira agrônoma da CAMISC, Patrícia Bressan.Das localidades de Palmital, Vila Milani, Clevelândia, Mariópolis e do entreposto de Galvão, participaram mais de 70 produtores rurais.
Divididas, as empresas mostraram aos produtores as novas tecnologias que auxiliam na produção das culturas de soja – convencionais e transgênicas, apresentaram ainda as variedades, produtos e o manejo correto da cultura.
Em cada ponto onde estavam as empresas, os agricultores puderam obter informações sobre as especialidades com os técnicos. “As empresas trazem novas variedades de sementes para nós e acabamos conhecendo as novidades do mercado. Isso é sempre bom para o agricultor que gosta de diversificar sua lavoura e está sempre em busca do melhor produto”, avalia o cooperado Leonir Marin, que este ano colheu 180 sacas de soja por alqueire.
Os agricultores puderam ver o comportamento e desempenho das variedades de soja, sanidade, aplicação, ciclo de crescimento, adubação, entre outros critérios de produção e informações que são fundamentais para a lavoura. “É interessante nós vermos as plantas que mais se adaptam a nossa região, deque forma elas rendem mais. Assim, sempre acabamos tirando algo de bom para as safras seguintes”, acrescenta o cooperado Valdir Ferst.
O produtor Angelo Bresolin aproveitou o evento para buscar orientações sobre as novas sementes lançadas. “Quem vive da lavoura precisa sempre se atualizar. Pra nós é muito importante conhecer o que tem de novo, dessa forma com a experiência no campo e as novas tecnologias conseguimos ter uma produtividade maior”, completa.
Fonte: JOB Comunicação Integrada
◄ Leia outras notícias