Publicado em: 13/12/2012 às 10:10hs
A chuva que vem ocorrendo desde a segunda semana de novembro, em algumas regiões, já é acima da média para o período segundo a Somar Meteorologia e, com a união de luminosidade, pode resultar em produtividade acima do esperado, aponta o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea).
As regiões mais favorecidas e que quase não tiveram problemas com umidade continuam sendo Médio-Norte e Sudeste, representadas por Sorriso e Sinop para a primeira, e Rondonópolis para a segunda. Sobre o volume médio de precipitação para o período, de 201, 261 e 253 milímetros, respectivamente, para os municípios mencionados, já ultrapassa a média em 60, 47 e 2 milímetros, nesta ordem.
Nas regiões Centro-Sul e oeste, mesmo se recuperando do estresse hídrico no início do plantio, o volume de precipitação continua abaixo da média para o Estado, em 17 e 72 milímetros, cuja média é de 202 e 204, respectivamente. No entanto, o que ultimamente tem definido safras são a boa distribuição das chuvas e uma grande incidência luminosa sobre as plantas, fatores que só serão definidos no decorrer de dezembro, para as primeiras lavouras, e janeiro e fevereiro para lavouras médias a tardias.
Fonte: Só Notícias
◄ Leia outras notícias