Publicado em: 15/08/2012 às 15:10hs
De acordo com o coordenador do evento, a mistura de grãos que não estão maduros durante a operação de colheita, compromete o processo de armazenagem nos silos. “A umidade desse grão verde é mais alta, o que causa mais fungos e insetos, gera micotoxina nas unidades armazenadoras e dificulta a aeração no silo. É um problema que tem crescido a cada safra e preocupa o setor produtivo”, explica Marcelo Álvares, coordenador do Simpósio e pesquisador da Embrapa Soja.
O painel terá quatro palestrantes que irão abordar as principais questões que envolvem o processo. Paulo Carneiro Junqueira, Cooperativa Comigo, irá tratar dos Problemas de colheita de soja, limpeza das vagens e sua conseqüência na qualidade de armazenamento de soja. O perfil das novas cultivares de soja plantadas no Brasil e sua influência na colheita serão apresentadas pelo pesquisador Antonio Eduardo Pípolo da Embrapa Soja, Londrina, PR.
Outro destaque é a palestra “Influência do grão verde na qualidade do óleo e da proteína de soja” a ser ministrada pelo pesquisador José Marcos Gontijo Mandarino, da Embrapa Soja. O painel finaliza com uma das questões que mais preocupam a cadeia armazenadora de grãos: a segurança no trabalho nas unidades armazenadoras e as normas de instalações elétricas. O tema será apresentado pelo engenheiro de segurançaa do trabalho da Cooperativa Cocamar, Nilo Fabri Júnior. O Simpósio é uma promoção da Associação Brasileira de Pós-Colheita (ABRAPOS) e, nesta edição, é realizado pela Embrapa Soja com colaboração de cooperativas do Paraná.
Fonte: Embrapa Soja
◄ Leia outras notícias