Publicado em: 23/03/2012 às 17:10hs
Na ocasião, estarão presentes dirigentes da Embrapa Soja e da Aprosoja, assim como importantes lideranças do setor em Mato Grosso.
CONGRESSO - De 11 a 14 de junho, o VI Congresso Brasileiro de Soja (CBSoja) deve reunir cerca de dois mil participantes, entre produtores, técnicos, pesquisadores, estudantes e profissionais ligados aos mais variados segmentos do complexo soja. O Congresso é uma promoção e realização da Embrapa Soja (Londrina-PR) e, nesta edição, conta com a correalização da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT).
Com o tema “Soja: integração nacional e desenvolvimento sustentável”, a programação do evento abrangerá conferências, palestras, painéis e sessão pôster, além de uma grande exposição com a participação de renomadas empresas no segmento de soja, insumos, máquinas e equipamentos, tecnologias e serviços.
Palco das principais discussões sobre desafios atuais e perspectivas que se abrem a um dos principais segmentos da agricultura brasileira, o evento irá reunir as principais lideranças nacionais e internacionais do complexo soja. Os palestrantes são importantes nomes da pesquisa e do agronegócio brasileiro e internacional e os assuntos englobam desde cenários de insumos agrícolas; mudanças climáticas; manejo de pragas, doenças e plantas daninhas; melhoramento genético, armazenagem de grãos, integração lavoura-pecuária e floresta; produtividade com sustentabilidade, entre outros.
De acordo com o presidente do VI CBSoja, Ricardo Abdelnoor, pesquisador da Embrapa Soja, a expansão da soja, na década de 80, para a região do Cerrado motivou o desenvolvimento de toda a região Centro-Oeste do país, e estimulou a formação de cidades e do parque industrial. “A soja teve papel decisivo no desenvolvimento de várias regiões. Este é um dos motivos que nos levou a escolher como tema a participação da soja na integração nacional. Além disso, o tema do Congresso traz em si a preocupação de toda a cadeia da soja com a sustentabilidade do sistema produtivo”, afirma o presidente do CBSoja, Ricardo Abdelnoor.
Fonte: Aprosoja
◄ Leia outras notícias