Publicado em: 11/09/2012 às 08:50hs
Na próxima quinta-feira (13.09), o município de São Gabriel do Oeste, em Mato Grosso do Sul, será palco de um debate sobre “Os riscos e consequências do mercado em alta”. Este será o terceiro fórum da série que já passou pelas cidades de Sinop (MT) e Esteio (RS).
Em São Gabriel do Oeste o evento será realizado a partir das 16 horas (horário de Brasília), no Lions Clube da cidade, contará com especialistas e será transmitido ao vivo pelo Canal Rural, a partir das 16h30 (horário de Brasília). O Fórum Soja Brasil é uma realização da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil) e do Canal Rural e faz parte do Projeto Soja Brasil, que está percorrendo os estados produtores de grãos.
Com a apresentação do jornalista João Batista Olivi, esta edição conta com a participação do economista e diretor de Produtos da Safras & Mercado, Flávio França Júnior, do gerente comercial da empresa Chinatex, Liones Severo Correa, também do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul ( Famasul), Eduardo Riedel, e do repórter especialista em cobertura na área de agronegócios, Venilson Ferreira.
Recém chegado dos Estados Unidos, o presidente da Aprosoja Brasil, Glauber Silveira, irá relatar durante o fórum o que presenciou nas lavouras americanas e como a situação naquele país deve refletir no mercado de grãos. Segundo ele, as perdas chegavam a 50% para o milho, enquanto a soja apresentou perdas, em média, de 20%.
“Pelos últimos números do USDA, que não devem mudar muito no próximo relatório do dia 12 de setembro, o milho deve ter uma quebra de até 110 milhões de toneladas, ou seja, 32% comparado aos números iniciais que apontavam uma safra de 373,6 milhões de toneladas. A soja, por sua vez, pode chegar a quebrar 12 milhões de toneladas, o que representa 14% sobre os 84,3 milhões de toneladas inicialmente estimados pelo USDA”, afirma o presidente da Aprosoja Brasil.
Soja Brasil - O Projeto Soja Brasil é uma realização da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil) e do Canal Rural, com apoios regionais do Serviço de Aprendizagem Rural (Senar) dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás e coordenação técnica da Embrapa. O patrocínio é das empresas BASF, Mitsubishi Motors e Monsanto. Outras informações sobre o projeto no site: http://sojabrasil.ruralbr.com.br.
Fonte: Assessoria de Comunicação Aprosoja Brasil
◄ Leia outras notícias