Soja

Algodão: qualificação garante produtividade em Poxoréu

Em 2012 a Fazenda São José, localizada no município de Poxoréu, produziu em média 300 arrobas de algodão por hectare


Publicado em: 10/10/2012 às 16:10hs

Algodão: qualificação garante produtividade em Poxoréu

Para se ter uma ideia desse número, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) considera que uma propriedade do Cerrado tem produtividade elevada a partir de 200 arrobas/ha. A fazenda é parceira do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT). Todos os colaborados já passaram por pelo menos um treinamento realizado pela instituição de ensino rural.

"Para nós a importância de ter um operador qualificado é o rendimento do próprio serviço dele, o que ao final garante uma boa produtividade na propriedade", informou o gerente operacional da empresa rural, Joacir Telles da Silva. "Todos os anos solicitamos cursos do Senar e vamos continuar pedindo para melhorar cada vez mais a produtividade e a segurança do nosso trabalho", completou.

O gerente trabalha há 14 anos na fazenda ele próprio já participou de vários treinamentos realizados na propriedade de 1800 hectares de área plantada e que hoje está com cerca de 37 funcionários, sendo 25 só na função de operadores de máquinas agrícolas, área que apresenta maior demanda por treinamentos de qualificação.

O coordenador de produção da fazenda, Valdeli Ximenes já passou por treinamentos realizados na propriedade em parceria com a empresa, o Senar e o sindicato rural. Ele está na fazenda há mais de três anos, começou como operador de máquinas e graças as constantes qualificações conseguiu promoção na empresa rural. "Os cursos ajudam muito porque às vezes você já faz algum trabalho, mas de forma errada e o Senar ensina a maneira correta", disse. "Além disso, você com qualificação a oportunidade de subir na empresa é outra", argumentou.

O instrutor de mecanização agrícola, Carlos Pedro Danielli, é um dos prestadores de serviço do Senar que atua na região. Ele explica que entre os assuntos abordados nos treinamentos de mecanização está a 'manutenção preventiva'. "Hoje em dia o trator é a ferramenta mais importante dentro de uma propriedade, pois todas as atividades desde o preparo do solo, passando pela aplicação de corretivos até o plantio utiliza-se o trator agrícola. Com a manutenção preventiva dessa ferramenta conseguimos garantir a segurança do trabalho para o próprio operador e para a máquina, conferindo maior vida útil para o equipamento", garante Danielli.

O gerente do Sindicato de Primavera do Leste, Nelson Rotta, revelou que dos 39 treinamentos realizados pelo Senar em parceria com o sindicato na região este ano só dois não foram na área de Mecanização Agrícola. "A região de Primavera é uma região essencialmente agrícola então esses cursos do Senar são trazidos em parceria com o sindicato e os produtores para aperfeiçoar seus trabalhadores da melhor maneira possível e isso tem dado muito resultado", acredita o gerente sindical. "Ao qualificar o colaborador dessas propriedades rurais, no uso do maquinário, no plantio, manejo de solo, armazenamento e todas as questões que o Senar aborda nos cursos isso tudo tem colaborado com o desenvolvimento e porque não dizer no aumento da produtividade na região", avaliou.

Fonte: Senar-MT

◄ Leia outras notícias