Publicado em: 11/05/2012 às 17:50hs
Publicação recente da TNC, intitulada “Boas Práticas Agrícolas e Certificação Socioambiental – a Caminho da Sustentabilidade”, reportou mais de uma dezena de ações estratégicas de melhoria da sustentabilidade que estão em curso, demonstrando a postura proativa da cadeia produtiva e de outros agentes. Entre os destaques da publicação, constam programas dos quais participam a ABIOVE e as suas empresas associadas e entidades parceiras. São eles: Programa Soja Plus; Soja Mais Verde; Boas Práticas Agrícolas e Programas de Sustentabilidade da Amaggi, Bunge, Cargill e do Instituto para o Agronegócio Responsável (ARES); Moratória da Soja e Cadastro Ambiental Rural (CAR). A TNC deixou de incluir no seu estudo o programa de sustentabilidade da ADM em parceria com a ONG Aliança da Terra, que presta orientação prática e específica nas fazendas para centenas de sojicultores.
A publicação da TNC chega ao mercado faltando poucas semanas para a Rio+20, evento que deverá ser uma vitrine para o mundo das ações que o agronegócio responsável brasileiro vem empreendendo. A ABIOVE considera a iniciativa da TNC, de colocar em relevo os programas sustentáveis da sojicultura brasileira, bastante positiva. O peso da prestação de contas da principal ONG conservacionista do mundo é um fato inegável e contribui para divulgar e reforçar a credibilidade dos programas sustentáveis da cadeia produtiva da soja junto à opinião pública.
Segundo a TNC, o Brasil demonstra “uma forte preocupação para que a expansão do mercado de commodities agrícolas, em especial o da soja, aconteça de forma responsável e conforme as leis nacionais”. Os programas de sustentabilidade colocam a sojicultura brasileira na liderança da sustentabilidade mundial, como prestadora de serviços ambientais.
Fonte: Assessoria de Imprensa Abiove
◄ Leia outras notícias