Soja

Abertura oficial do plantio de soja será em Mato Grosso

Em sua segunda edição, o Projeto Soja Brasil realiza uma programação de dois dias, 25 e 26 de setembro, na sede da Embrapa Agrossilvipastoril, em Sinop (MT), para marcar o início do plantio no País


Publicado em: 16/09/2013 às 08:00hs

Abertura oficial do plantio de soja será em Mato Grosso

O Brasil se prepara para plantar mais uma safra recorde de soja, e alta produção se consegue com muita tecnologia. Esse é o principal tema das discussões na abertura oficial do cultivo no país, que ocorrerá na Embrapa Agrossilvipastoril em Sinop, Mato Grosso, na tarde do dia 26 de setembro, com a presença de autoridades e dos principais líderes do agronegócio nacional. A realização é do Projeto Soja Brasil, que preparou uma agenda que começa no dia anterior, quarta-feira, 25, com três fóruns temáticos, às 10h, 15h e às 17h (horário de Brasília), para debater desafios tecnológicos: produtividade, expansão  da soja nas pastagens e combate a novas pragas e doenças. Os fóruns reúnem pesquisadores e produtores rurais.

“Esta abertura é importante para o Mato Grosso, porque a soja é a principal cultura do Estado. O evento marca a semeadura da oleaginosa no  médio  norte. Por causa da grande quantidade de chuvas no período, o plantio é antecipando na região, e começa logo após o fim do vazio sanitário”, explica o chefe geral da Embrapa Agrossilvipastoril, João Flávio Veloso Silva.

O clima é de otimismo, como o da abertura da safra passada, em Sorriso (MT). E, desta vez, o município escolhido é outro também com força no agronegócio.  Sinop tinha, até o começo dos anos 2000, a madeira como principal recurso econômico. Agora, além do material, o comércio e a agricultura ganharam destaque no Estado, principal produtor do grão no país. “Sinop foi escolhida como local de realização do evento em função de ser um  importante polo de produção de soja e uma das primeiras regiões a fazer o plantio. Além disso,  realizar essa solenidade na Embrapa Agrossilvopastoril  significa valorizar o trabalho de pesquisa  na  integração lavoura-pecuária-floresta, um caminho para a sustentabilidade das lavouras brasileiras”, observa Julio Cargnino, diretor de Conteúdo do Canal Rural. A emissora vai transmitir ao vivo os fóruns e a abertura oficial do plantio.

Segundo o consultor associado de Safras & Mercado, Flávio França Júnior, serão 29 milhões de hectares plantados no País, um acréscimo de 4% em comparação com a safra anterior. Com a falta de chuvas nos Estados Unidos e,  consequente queda da expectativa da safra naquele país, divulgada em  agosto pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), o preço do grão subiu, e a área plantada no Brasil pode ser ainda maior. O potencial brasileiro da safra 2013/2014 é positivo e deve ultrapassar 88 milhões de toneladas. O aumento chega a 7% em relação à safra passada (82 milhões de toneladas).

A solenidade faz parte da segunda edição do Projeto Soja Brasil, que acompanha a safra 2013/2014, desde o planejamento do plantio até a colheita. O evento é uma realização do Canal Rural, da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar MT). O apoio regional é da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja MT), do Sindicato Rural  e da Prefeitura de Sinop. O projeto conta com coordenação técnica da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e consultoria de Safras & Mercado. O patrocínio é de BASF, Intacta,  Mitsubishi Motors e New Holland, e o apoio de Yara Brasil Fertilizantes.

Os fóruns temáticos e a abertura oficial do plantio poderão ser acompanhados também na internet pelo site C2Rural (www.c2rural.com.br) e pelo especial do projeto no portal RuralBR (www.projetosojabrasil.com.br). O internauta poderá participar pela página do projeto no Facebook (facebook.com/projetosojabrasil). Também já está disponível um aplicativo gratuito para download em tablets e smartphones, com novidades, notícias, previsão do tempo, cotações e muito mais.

Expedição pelo Brasil começa em outubro

A segunda edição do Projeto Soja Brasil se prepara para o início de mais uma expedição, depois de  percorrer a principal região produtora de grãos dos Estados Unidos, e promover durante a Expointer, em Esteio (RS), um dos mais polêmicos fóruns do setor com o tema demarcação de terras e direito dos produtores rurais. A viagem começa no dia 27 de outubro,  com a meta de percorrer mais de 40 mil quilômetros em 13 estados brasileiros, visitando lavouras e abordando temas inerentes à produção de soja: clima, sementes, controle de pragas e doenças, custo de produção, diferentes situações de fertilidade e adubação, manejo de cultura, alternativas de sucessão e rotação de cultura, além de abordar as condições de mercado.  

A expedição, que termina no início de março na Expodireto de Cotrijal, em Não-Me -Toque (RS), conta com duas equipes com jornalistas do Canal Rural, pesquisadores da Embrapa, consultores de Safras & Mercado e especialistas da Aprosoja Brasil. Em Mato Grosso, instrutores do Senar MT levarão capacitação aos trabalhadores rurais.

Fonte: ry Press

◄ Leia outras notícias