Publicado em: 16/11/2021 às 15:35hs
A soja é, atualmente, uma das principais commodities agrícolas do mundo. Isso se deve à sua importância para produção de proteína animal, produção de óleo vegetal e à sua escalabilidade. Em 2020, foram cultivados aproximadamente 128 milhões de hectares no mundo todo, com produção total próxima de 365 milhões de toneladas.
Hoje, o Brasil se destaca como o maior produtor mundial do grão, com área plantada de 38,5 milhões de hectares, produção total de 135,4 milhões de toneladas – o que equivale a cerca de 37% da produção do planeta – e produtividade média de 3.517 Kg/ha ou 58,6 sc/ha, na última safra. Os dados são da Embrapa (safra 2020/21).
Do volume total de soja produzido no Brasil, em média 50 milhões de toneladas são para consumo interno e 85 milhões de toneladas são para exportação. O grão é o principal produto de exportação do agronegócio brasileiro e é o responsável pelo superávit do setor. Em 2020, foram mais de 85 bilhões de dólares de superávit do agronegócio, num cenário em que o superávit total da balança comercial brasileira ficou em 50,9 bilhões de dólares, devido ao déficit dos demais setores. Os dados são do Ministério da Economia.
Gráfico 1. Exportações brasileiras do agronegócio nos últimos cinco anos.
Fonte: Ministério da Economia – crescimento médio de 4,4% a.a. (dólares).
Boa parte desses números exponenciais decorrem de o Brasil dispor de capital científico, técnico e tecnológico para potencializar a produtividade da soja. O país também conta com empresas especializadas, por exemplo, em gerir o comportamento da cultura em relação ao balanço de água no solo em lavouras irrigadas e sequeiros.
Produtividades altas no cultivo da soja estão relacionadas diretamente com um bom planejamento no início da safra. Entre os aspectos a serem considerados estão:
Imagem 1. Exemplo de área com plantio de soja com ótima germinação e distribuição do stand.
O início do planejamento começa com o entendimento da estrutura que a fazenda possui, junto com a definição da melhor época de plantio. Assim, é possível estimar o potencial produtivo em função das condições da lavoura e identificar a janela ideal de plantio para atingir as maiores médias produtivas, de acordo com a condição de cada área a ser cultivada.
Gráfico 3. Exemplo de análise de produtividade da soja monitorada pela iCrop no Noroeste de Minas Gerais, em 2020, de acordo com a faixa da época de plantio da região.
*Produtividade potencial: corresponde à média de 20% das áreas mais produtivas. Produtividade média: corresponde à média de 100% das áreas. Fonte: iCrop – área monitorada na região Noroeste de Minas Gerais.
De acordo com os dados analisados, em relação às áreas de cultivo de soja (variedade Desafio) monitoradas pela iCrop na região Noroeste de Minas Gerais, notamos que:
Para saber mais informações sobre levantamentos das principais variedades monitoradas em cada região do Brasil e ter acesso a análises da relação entre as janelas de plantios e a influência da irrigação na produtividade da lavoura, baixe o informativo Soja Irrigada de Alta Performance, com dados de clientes iCrop que vão de 2016 aos dias atuais.
👉 Baixe gratuitamente por este link.
De acordo com os números descritos, concluímos que*:
*As informações podem oscilar para a mesma região, de acordo com variantes como: clima, distribuição de chuvas, tipo de solo e variedade cultivada.
O planejamento é decisivo para assegurar a produtividade no cultivo da soja e reduzir o risco de perdas. Todos os fatores e exemplos que apresentamos devem ser levados em conta. Em caso de dúvidas, invista em uma consultoria especializada.
Fonte: Assessoria de Comunicação iCrop
◄ Leia outros artigos