Pragas e Doenças

Técnicos alertam sobre doenças na soja

Em dias de campo, produtores recebem informações inclusive sobre cultivares mais resistentes


Publicado em: 12/03/2012 às 16:20hs

Técnicos alertam sobre doenças na soja

Com um dos maiores programas de melhoramento genético de soja no mundo a Tropical Melhoramento & Genética (TMG), por meio de uma parceria, tem participado dos dias de campo da Fundação Mato Grosso realizados neste início de 2012 com objetivo de troca de informações e para apresentar seus produtos. De acordo com Sergio Suzuki, diretor-superintendente da TMG para região Cerrado, a empresa tem em média 450 mil linhas de progênies. Sendo seu principal foco a criação e desenvolvimento de novas variedades de soja. Atualmente a TMG disponibiliza aos produtores 21 cultivares para a região do Cerrado e 5 para a região Sul do Brasil.

O pesquisador faz um alerta sobre o problema da infestação dos nematoides nas lavouras mato-grossenses e também da ferrugem asiática. Isso porque um levantamento realizado pela Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat) revela o aumento da doença nos últimos anos no Estado. O nematoide Pratylenchus Brachyurus é o principal gênero encontrado, presente em 96% das amostras analisadas pela instituição. Segundo Suzuki, esse não é o nematoide mais danoso, mas há que se ter atenção, pois é de difícil controle. Entre as variadas características que possuem a tolerância aos nematoides um dos destaques é a TMG 132 RR, a mais plantada em Mato Grosso.

A empresa lançou este ano duas cultivares convencionais com ampla resistência ao nematoide de cisto: TMG 4182 e TMG 4185. Sendo o alto potencial produtivo uma das característica das novas variedades. O pesquisador explica que a primeira tem ciclo precoce, bom arranque inicial e moderada resistência ao acamamento e à chuva. Já a segunda é de ciclo médio, também tem bom arranque inicial, permitindo o rápido estabelecimento da lavoura.

Produtores da região do Parecis e do Médio-Norte de Mato Grosso, onde os Dias de Campo 2012 Fundação MT já foram realizados, receberam informações sobre as novas cultivares. Eles ainda puderam também conferir no campo o desempenho de outras cultivares que fazem parte do portfólio da empresa. Já os produtores do Norte, Sudeste, Sul e da região do Araguaia de Mato Grosso serão os próximos a conheceram as novas cultivares de soja. Os Dias de Campo 2012 Fundação MT são promovidos pela Fundação MT e tem objetivo de difundir tecnologia para toda classe produtora.

Mais de 100 espécies de nematóides, envolvendo cerca de 50 gêneros, foram associadas a cultivos de soja em todo o mundo. Entretanto, no Brasil, os nematóides mais prejudiciais à cultura têm sido os formadores de galhas (Meloidogyne spp.), o de cisto (Heterodera glycines), o das lesões radiculares (Pratylenchus brachyurus) e o reniforme (Rotylenculus reniformis). De acordo com dados da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), estima-se que os nematoides sejam responsáveis por cerca de 10,6% das perdas de produtividade na cultura da soja no Brasil. O grande número de espécies vegetais hospedeiras e a capacidade de adaptação aos diversos agrossistemas os colocam entre os principais patógenos responsáveis por danos à cultura.

Fonte: Gazeta Digital

◄ Leia outras notícias