Publicado em: 01/03/2013 às 07:20hs
Em geral, são de difícil estudo, pois ocorrem esporadicamente e envolvem a dedicação de profissionais capacitados, com técnicas e equipamentos que permitem detectar anormalidades. Os fatores abióticos englobam todos os agentes físicos e químicos do local onde está a lavoura com potencial de exercer influência sobre a qualidade e a quantidade de produção de grãos.
Pesquisadores do Clube Phytus realizaram um estudo de alguns sintomas abióticos em soja e produziram um material, sob coordenação do Doutor Marcelo Madalosso, que está publicado no portal www.clubephytus.com para acesso gratuito.
Trata-se do material intitulado “Diagnose correta de sintomas abióticos” que auxilia os produtores e técnicos na identificação dos sintomas de fitotoxicidade de diversos agentes químicos, desequilíbrio nutricional, falta ou excesso de umidade, queima do sol e de frio, entre outros.
O Clube Phytus tem o objetivo de transformar conhecimentos adquiridos por meio de pesquisas em resultados para o produtor no campo, levando informação de qualidade e credibilidade a todos de forma gratuita.
Fonte: Intensa Comunicação de Relacionamento
◄ Leia outras notícias