Pragas e Doenças

No ar, o sucesso do sojicultor Euclides Formiguieri, de Corbélia (PR)

Série de reportagens produzida pelo Canal Rural em parceria com a DuPont homenageia agricultores brasileiros. Produtor tem sucesso no controle da ferrugem da soja com emprego do fungicida Aproach® Prima


Publicado em: 19/12/2012 às 08:40hs

No ar, o sucesso do sojicultor Euclides Formiguieri, de Corbélia (PR)

O programa DuPont Colheita Farta que vai ao ar às 9h00 deste sábado, 22, pelo Canal Rural, mostra a história de vida e a dedicação à agricultura envolvendo o sojicultor Euclides Formiguieri e sua família, na cidade de Corbélia (PR). O clã que hoje conta uma história de sucesso começou há 60 anos na atividade, com a chegada do pai de Euclides, Aldino, à região. “Corbélia era praticamente pasto e gado, que mais tarde deram lugar às lavouras”, resume Euclides, que, então, tinha apenas 10 anos de idade.

Concebido pela DuPont e pelo Canal Rural, o projeto DuPont Colheita Farta TV é inovador na mídia especializada. Revela, sobretudo, aspectos decisivos que marcam o dia a dia no campo. A pauta abrange desafios, dificuldades e conquistas dos produtores, além das estratégias empregadas por eles no enfrentamento de entraves climáticos, doenças, pragas e as instabilidades do mercado de commodities.

Sessenta anos depois, o sojicultor Formiguieri administra com êxito invejável uma área superior a 1 mil hectares de soja, com estimativa de produtividade da ordem de 65 sacas por hectare na colheita prevista para o mês de fevereiro de 2013.

Seu pai, Aldino, se mantém ativo e integrado ao dia a dia da propriedade. Foi ele, por sinal, quem ajudou Euclides a encontrar a melhor estratégia para controle da ferrugem da soja, ao recomendar ao filho a utilização do fungicida Aproach® Prima, da DuPont.

“Hoje esse produto faz com que nossa produtividade não seja afetada pela doença”, afirma Euclides.

De acordo com o gerente de fungicidas da DuPont, Roberto Castro, Aproach® Prima é um insumo de alta performance na prevenção da ferrugem asiática e seu uso ajuda no alcance do máximo potencial produtivo da semente de soja.

A reportagem do Canal Rural focaliza ainda a continuidade dos negócios na soja desejada pela terceira geração da família de Aldino: os filhos de Euclides, Amanda, 17 anos e Samuel, 14, seguindo uma trajetória comum à maior parte das famílias dos mais vitoriosos produtores de soja do País.

O programa DuPont Colheita Farta TV é reprisado aos sábados, às 13h30 e domingos, às 9h.

Sobre a DuPont Produtos Agrícolas

A DuPont tem uma longa história de descobertas científicas e inovações que melhoraram a vida de bilhões de pessoas pelo mundo. Hoje, trabalhamos com mais pessoas e em mais lugares do que antes. Porque acreditamos que as respostas para os maiores desafios enfrentados pela humanidade podem ser encontradas através da inovação. Através do trabalho em conjunto com universidades, governos, empresas e organizações, podemos encontrar novas e melhores formas de fornecer alimento, energia e proteção necessários para uma população em constante crescimento. Na DuPont, é assim que trabalhamos melhor: lado a lado, aplicando nosso vasto conhecimento científico para solucionar problemas complexos pelo mundo afora. Isto significa trabalhar em um “colaboratório”. Estamos convidando o mundo todo.

Juntos, podemos alimentar o mundo

A cada sete pessoas no mundo, uma dorme com fome todas as noites. Por isso, garantir uma alimentação nutritiva e saudável para todos é um dos principais desafios do nosso tempo. A DuPont destina 60% dos seus investimentos em Pesquisa & Desenvolvimento para que não falte alimento neste mundo em constante crescimento. Trabalhando ao lado de agricultores e produtores, ajudamos na redução de perdas desenvolvendo diversas embalagens que permitem o transporte de alimentos sem se deteriorar. Com este foco em levar mais alimentos saudáveis para mais pessoas, a DuPont contribui para o desenvolvimento e o crescimento econômico de diversos países no mundo.

Segurança e saúde no campo

A DuPont desenvolve 4 projetos especiais voltados ao uso correto e seguro de defensivos agrícolas, sob a plataforma Segurança e Saúde no Campo: DuPont na Escola, DuPont Mulheres no Campo, DuPont Natureza e DuPont na Universidade. Todos têm, também, objetivo de difundir boas práticas agrícolas. Cerca de 700 mil agricultores e profissionais rurais já foram treinados nos últimos anos. A DuPont é parceira do inpEV - Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias -, uma entidade sem fins lucrativos que representa a indústria em sua responsabilidade de destinar embalagens vazias para reciclagem.

Fonte: DuPont Produtos Agrícolas/Brasil - Assessoria de Imprensa

◄ Leia outras notícias