Publicado em: 31/07/2013 às 08:10hs
Os produtores de milho contarão com mais uma ferramenta para a próxima safra (2013/2014) – o VT PRO MAX RIB. Com três modos de ação, a nova tecnologia lançada pela Monsanto confere proteção contra as principais lagartas da cultura do milho (lagarta do cartucho, broca do colmo, lagarta da espiga, lagarta elasmo e lagarta rosca) responsáveis pela queda de produtividade nas últimas safras. Além disso, oferece também tolerância ao herbicida glifosato, possibilitando um manejo eficiente de plantas daninhas. Recomendada para a safrinha do Sul e áreas de verão e safrinha do Centro-Norte do Brasil, VT PRO MAX RIB ainda traz a tecnologia de refúgio na sacaria, outra inovação da Monsanto para a prática do plantio de refúgio. “Pioneira no desenvolvimento de tecnologias limpas voltadas ao aumento de produtividade e à melhoria da qualidade de vida dos produtores, a Monsanto traz para o campo mais uma importante tecnologia para a produção de milho”, diz Márcio Santos, diretor de Estratégia e Gerenciamento de Produto da Monsanto.
A diferença de VT PRO MAX RIB para as outras tecnologias Bt é que ela possui três proteínas diferentes para combater as principais lagartas que atacam a cultura do milho. Cada proteína age de uma forma, complementando-se, o que torna o resultado ainda mais eficaz. “Por contar com modos diferentes de ação, a tecnologia reduz a possibilidade de pragas alvo desenvolverem resistência, trazendo maior e melhor espectro de controle”, explica Leonardo Bastos, diretor de Marketing da Monsanto.
A importância do refúgio e a eficácia do RIB
Além de todos os benefícios de ação contra pragas e tolerância ao glifosato proporcionados pela tecnologia, VT PRO MAX RIB já traz as sementes do refúgio (não Bt) misturadas em uma única sacaria, oferecendo mais praticidade e proteção para as lavouras de milho. “O refúgio representa o principal componente do Manejo de Resistência de Insetos (MRI) do milho Bt, pois proporciona a manutenção de uma população de pragas alvo da tecnologia Bt sem exposição à proteína Bt. Com o RIB completo, o cálculo manual e a separação da área para o refúgio são dispensáveis”, explica Hugo Borsari, gerente de Estratégia e Gerenciamento de Milho da Monsanto.
"Para muitos agricultores, hoje, o plantio em conformidade com o Manejo de Resistência de Insetos (MRI) - ou requisitos de refúgio - pode ser considerado uma tarefa complexa, porém necessária. A tecnologia RIB Completo é garantia de economia de tempo e mão de obra, protegendo a tecnologia e a lavoura", afirma César Barros, gerente de Marketing de Milho da Monsanto.
Fonte: CDI Comunicação Corporativa
◄ Leia outras notícias