Pragas e Doenças

Momento Phytus traz a Brusone do arroz como destaque

A Brusone é uma doença que, em anos epidêmicos ou em locais de ocorrência severa, pode causar até 80% de dano na produção


Publicado em: 25/03/2013 às 16:40hs

Momento Phytus traz a Brusone do arroz como destaque

Segundo pesquisadores, essa doença tem aumentado muito em representatividade ano após ano. Sua primeira aparição é nas folhas do arroz e, posteriormente, alastra-se pela base da panícula, resultando no não enchimento de grão e perdas significativas na produção. Ela inicia como uma mancha marrom que pode ser confundida facilmente com o sintoma de mancha parda (outra doença do arroz), vindo a tomar formato longitudinal e ficando semelhante ao formato de diamante, com centro rosáceo.  

O destaque dessa semana no Clube Phytus é mais um Momento Phytus com o fitopatologista Dr. Marcelo Madalosso. O material tem por objetivo explicar como essa doença ocorre e as formas de evitar danos irreversíveis às lavouras de arroz. O vídeo pode ser assistido gratuitamente no endereço www.clubephytus.com .

Segundo Madalosso, a expectativa é de que na próxima safra de arroz haja muita presença do patógeno de brusone, visto que ele é transmitido pela semente e sobrevive em restos culturais entre uma safra e outra. Pensando nisso, no vídeo, o pesquisador também dá dicas de como realizar o controle deste fungo.

Fonte: Intensa Comunicação de Relacionamento

◄ Leia outras notícias