Pragas e Doenças

Lançamento do livro sobre manejo ecológico de pragas da pimenta reúne produtores em oratórios

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) reuniu cerca de cem pessoas, entre produtores rurais, representantes de entidades, técnicos e estudantes durante o dia de campo realizado na FEVP, na última sexta-feira (9), para o lançamento do livro ?Identificação e manejo ecológico de pragas da cultura da pimenta?


Publicado em: 13/03/2012 às 10:10hs

Lançamento do livro sobre manejo ecológico de pragas da pimenta reúne produtores em oratórios

O presidente da EPAMIG, Antônio Lima Bandeira, abriu o evento, que contou com as presenças do diretor de Operações Técnicas, Plínio César Soares, do prefeito de Guaraciaba, Eli Dorneles Gonçalves, do chefe do Centro de Pesquisa da Regional Zona da Mata, Trazilbo José de Paula Júnior, do gerente da FEVP, Luciano Jacoob, além de representamtes da Emater-MG, do Sebrae e da Prefeitura de Viçosa.

O presidente da EPAMIG ressaltou a importância do livro estar sendo lançado em um dia de campo, onde os produtores têm a oportunidade de acompanhar na prática o resultado dos estudos apresentados na obra. “Junto à pesquisadora Madelaine Venzon, autora do livro, os produtores podem tirar dúvidas e estreitar os contatos com a equipe da EPAMIG, o que irá se refletir em maior desenvolvimento e qualidade nas lavouras de pimenta”, disse professor Bandeira. A integração entre EPAMIG e Emater, unindo pesquisa à extensão, também foi destacada como fundamental para que as novas tecnologias cheguem aos produtores.

A pesquisadora Madelaine Venzon explicou que há uma grande quantidade de pragas que atacam a pimenta em todos os estágios da planta e que o desafio é encontrar soluções ambientalmente seguras, sem risco para o produtor e para o meio ambiente. Segundo ela, o livro é um material de uso prático, pois trata das pragas da pimenta e das estratégias de controle de modo ilustrativo. “O objetivo é que o produtor reconheça e diferencie os organismos benéficos dos danosos para a cultura e que, desse modo, possa utilizar práticas que beneficiem os inimigos naturais das pragas”, ressaltou.

Dia de campo reúne produtores da região

Produtores dos municípios de Amparo do Serra, Rio do Alto Paranaíba, Oratórios e Abre Campo participaram ativamente do dia de campo. O prefeito de Guaraciaba, Eli Dorneles Gonçalves, compareceu para conhecer um pouco mais sobre a pimenta e apresentar a cultura como nova oportunidade de renda para o município. “A força de Guaraciaba está na agricultura; 70% da renda vêm da zona rural. Precisamos diversificar as culturas”, afirmou. Para o produtor Elisiário Eustáquio de Freitas, que integrou a comitiva de 26 produtores de Amparo do Serra, o evento significa boa oportunidade para ampliar os conhecimentos do manejo das pragas da pimenta. “Tenho mil pés de pimenta malagueta plantados e pretendo colher cerca de dois mil quilos em cinco meses. Como é a primeira colheita, preciso entende melhor a cultura para melhorar a produtividade”, disse.

O dia de campo foi dividido em cinco estações, que abordaram a identificação e manejo de ácaros-praga, de pragas, de insetos sugadores e de broqueadores de frutos da pimenta, além de demonstração do preparo da calda sulfocálcica para controle de ácaros. Segundo a pesquisadora Madelaine Venzon, há carência de suporte fitossanitário à cultura, já que não existem inseticidas e acaricidas registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para o controle de pragas. A necessidade de estratégias sustentáveis para o manejo de pragas da pimenta vem impulsionando pesquisas na EPAMIG, visando desde a identificação e estudos bioecológicos das principais pragas até o desenvolvimento de métodos alternativos de controle, como o biológico e o uso de produtos alternativos.

O tema manejo ecológico de pragas da pimenta volta ser discutido este mês, em dias de campo a serem realizados no município de Piranga, no dia 20, e em Paula Cândido, no dia 27. O livro “Identificação e manejo ecológico de pragas da pimenta” pode ser adquirido por R$ 20,00 pelo sistema e-commerce da EPAMIG a www.informeagropecuario.com.br e na Unidade Regional Zona da Mata, em Viçosa – contato (31)3891-2646.