Pragas e Doenças

Guabi participará do 1º Simpósio de Equitação e Marcha do Mangalarga Marchador em Confins (MG)

A Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM) realiza o 1º Simpósio de Equitação e Marcha do Mangalarga Marchador, entre os dias 21 e 23 de junho, na Fazenda do CTE (Centro de Treinamento Mello Vianna) em Confins (MG)


Publicado em: 21/06/2013 às 12:40hs

Guabi participará do 1º Simpósio de Equitação e Marcha do Mangalarga Marchador em Confins (MG)

No dia 21, às 16 horas, o zootecnista e supervisor técnico de equinos da Guabi, Eduardo Villaça ministra palestra sobre Condicionamento Físico do Mangalarga Marchador – Como preparar seu Cavalo para a Nacional. Para participar da palestra, basta entrar em contato com Flávia ou Alexandre da ABCCMM no telefone (31) 3379-6100 a partir das 14 horas.

O cavalo Mangalarga Marchador possui bom desempenho em várias atividades. As provas de marcha exigem, além de resistência e força, que o animal se apresente altivo com comodidade e qualidade na movimentação dos membros. Mas para que todo esse potencial possa ser expresso é necessário a aplicação correta de técnicas de condicionamento físico.

Entre as dicas - que serão apresentadas aos criadores e profissionais da área durante a palestra - estão a pratica de atividades físicas todos os dias. O cavalo deve ter um uma rotina de treinamento diversificada. Além da marcha que é o treinamento específico, o equino deve e pode executar uma variedade de exercícios físicos a passo e a galope, nadar e também exercícios de adestramento. Estes, além de melhorar a submissão aos comandos do cavaleiro, também contribuem para o aumento da flexibilidade do corpo do animal interferindo diretamente na comodidade e qualidade de movimentos.

Antes e durante as fases do treinamento é importante verificar se o animal está ganhando condicionamento físico. Uma maneira prática e fácil de realizar está avaliação é por meio da mensuração da recuperação da frequência cardíaca após o exercício. Quanto mais rápido a frequência cardíaca voltar a normalidade, melhor. O manejo também influência no desempenho. Logo, soltar o animal, manter o ambiente limpo e fornecer alimentos de qualidade suprindo as exigências nutricionais e energéticas são primordiais para conseguir um perfeito desempenho físico.

Estas e outras precauções são importantes para evitar que o cavalo tenha tendões, articulações, boletos e canelas fragilizados interferindo na qualidade da marcha.

Sobre a Guabi - Com 38 anos no mercado, o Grupo é hoje um dos maiores produtores de rações e suplementos do país e conta com oito unidades fabris localizadas em Campinas (SP), Bastos (SP), Sales Oliveira (SP), Pará de Minas (MG), Anápolis (GO), Além Paraíba (MG), Goiana (PE) e Pecém (CE).

Fonte: LN Comunicação

◄ Leia outras notícias