Pragas e Doenças

Fundecitrus faz encontro em Avaré/SP sobre o manejo de doenças fúngicas sem o carbendazim

O evento é gratuito e está aberto a citricultores, engenheiros agrônomos e consultores


Publicado em: 04/04/2012 às 11:10hs

Fundecitrus faz encontro em Avaré/SP sobre o manejo de doenças fúngicas sem o carbendazim

O Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) realiza um encontro com os citricultores da região de Avaré para falar sobre o manejo de doenças fúngicas, na manhã desta quarta-feira (4). O objetivo é orientar o citricultor sobre as alternativas de trato cultural de pinta preta e podridão floral sem o fungicida carbendazim. O evento é gratuito e está aberto a citricultores, engenheiros agrônomos e consultores.

O pesquisador científico Geraldo José da Silva Junior irá explicar as condições que levaram à retirada do defensivo da lista PIC (Produção Integrada de Citros) e como proceder com o manejo após a recomendação de não usar mais o produto nas lavouras de citros que são destinados aos produtos de exportação.

Este ano, a Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA) vetou cargas de suco de laranja brasileiro com níveis acima de 10 partes por bilhão (ppb) de carbendazim.

O encontro tem apoio da Bayer e da Cooperativa Holambra e é o terceiro de um pacote tecnológico criado pelo Fundecitrus para auxiliar o produtor de citros a se adaptar à exclusão do carbendazim no trato do pomar.

A instituição também iniciou um plano com as empresas de defensivos químicos para o desenvolvimento de novos produtos que possam auxiliar na rotação de fungicidas nos pomares e para a aceleração do registro de compostos que estão sob avaliação do governo federal.

Greening

O greening – uma das piores doenças da citricultura - também será tema do evento, com discussão sobre o monitoramento e controle do psilídeo Diphorina citri, transmissor da bactéria causadora da doença, a importância do trabalho de manejo regional feito em conjunto com os produtores vizinhos e as e consequências de um controle ineficiente e do uso inadequado de defensivos.

Um dos focos no tratamento do assunto será a troca de informações sobre o projeto da "Zona de Alerta", uma rede de informações que avisa quando há a presença do psilídeo na região e possibilita que todos os citricultores façam o controle químico em conjunto.

O Fundecitrus tem como uma de suas missões levar informações até o citricultor e disponibiliza cursos, palestras e treinamentos sobre pragas e doenças de citros, tecnologia de aplicação de produtos de forma a economizar os custos de produção e manejo eficiente e responsável do pomar. Solicitações podem ser feitas pelo telefone 0800 11 2155. Mais informações pelo site www.fundecitrus.com.br.

Fonte: Fundecitrus

◄ Leia outras notícias