Pragas e Doenças

Controle de Pragas é alternativa sustentável para propriedade rural

A região serrana do estado do Rio Grande do Sul tem na produção da fruticultura uma importante atividade econômica


Publicado em: 02/07/2012 às 07:50hs

Controle de Pragas é alternativa sustentável para propriedade rural

Considerando este cenário, a Emater/RS – ASCAR está demonstrando no Rural Show 2012 que o manejo integrado e métodos mecânicos podem ser eficientes no controle de pragas, fator que tanto comprometem a produção e a produtividade da exploração fruticosa da região.

Estão sendo apresentadas tecnologias sustentáveis de “Controle Integrado de Pragas”. O objetivo é buscar a redução de custos e a melhoria tecnológica da produção em ambientes protegidos. Confira:

Mosca das frutas

Ataca todas as frutas.

Armadilha Mcphail: é um recipiente com um composto de água e solução de proteína hidrolisada que atrai esta mosca. São dispostas quatro armadilhas por hectare.

O cálculo para iniciar o controle é de meia mosca por armadilha. Ou seja, se, no total das quatro, tiver duas moscas, já é necessário iniciar o controle com iscas tóxicas estrategicamente colocadas nos lugares onde o inseto entra. Se mesmo assim continuar, é necessário fazer a pulverização total.

Assista o vídeo em: http://youtu.be/jOvp8E_Ew6Q

Grapholita

Geralmente ataca as frutíferas de pêssego e ameixa.

Armadilha Delta: possui cola em seu assoalho para prender a Grapholita. Também possui em seu interior um septo que libera o feromônio, mesmo cheiro da fêmea. É importante não deixar o macho chegar até ela, pois quando coloca os ovos é que causa o estrago nas frutas. Se a fêmea não for fecundada, não causará danos.

Toda semana é feito o controle e, se houver 20 machos na armadilha, é necessário fazer a pulverização. São colocadas de duas a três armadilhas até 3 hectares.

Outras formas de conter a Grapholita é o “brinco”, pequena armadilha colocada nas plantas. Ela também exala o feromônio da fêmea causando uma “confusão sexual” no macho, que não consegue encontrá-la para realizar a fecundação. São colocadas 500 brincos por hectares.

Assista o vídeo em: http://youtu.be/alCP8gilggg

Broca dos ponteiros (Asochys Grypusalis)

Ataca o figueiro.

Armadilha: é uma espécie de lâmpada roxa colocada no pomar à noite. Geralmente, é acessa no início de outubro e desligada em março. É colocada 80 cm abaixo da armadilha uma vasilha com uma solução que pode ser formada por água e óleo de cozinha. A mariposa é atraída pela luz e cai no líquido, sem conseguir mais sair.

Assista o vídeo em: http://youtu.be/quM_G0qDvZE

Este ano, o tema principal do Rural Show é “Dinâmicas, Negócios e Tecnologias – Valorizando a Agricultura Familiar e o Cooperativismo”. O evento é organizado pela Cooperativa Piá, Emater / ASCAR RS, Sicredi Pioneira e Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis, e encerra no dia 1º de julho.

Fonte: Insider2

◄ Leia outras notícias