Pragas e Doenças

COCAMAR: Chuvas favorecem ataque de pragas nas lavouras de milho

O intenso ataque de pragas no estágio inicial da cultura do milho de inverno na região deve afetar a produtividade da lavoura e encarecer o custo


Publicado em: 09/04/2013 às 07:30hs

COCAMAR: Chuvas favorecem ataque de pragas nas lavouras de milho

No município de Doutor Camargo, a 30 km de Maringá, os produtores tiveram dificuldades para controlar o percevejo e também a lagarta em razão das chuvas constantes que reduziram a eficácia do produto químico. "As chuvas 'lavavam' as plantas, retirando o veneno, e os insetos promoviam estragos", conta o cooperado Jorge Pedro Frare. Segundo ele, a população de percevejo, principalmente, aumentou bastante em relação ao ano passado, devido a maior dificuldade de controle.
 
Mais chuvoso
  - Segundo Frare, que há 35 anos registra os índices pluviométricos em sua propriedade, o início de 2013 foi o mais chuvoso dentre todos. Curiosamente, a safra de verão 2011/12 foi a que menos apresentou ocorrência de precipitações. O gerente da unidade local da Cocamar, José Conti, diz acreditar que, na média, a produtividade no município deve cair um pouco em função do ataque generalizado das pragas. De acordo com ele, houve produtores que precisaram fazer até quatro aplicações, enquanto outros se viram obrigados a fazer o replantio de milho - algo pouco comum na região. "Isto representa um custo de produção maior", acrescenta.

 Caminhada  - A Cocamar foi uma das apoiadoras da terceira edição da "Caminhada da Natureza", organizada em Doutor Camargo neste último domingo com a participação de caminhantes de toda a região. Eles percorreram um trajeto de 10km, atravessando propriedades rurais e, em um dos pontos de parada, receberam sucos Purity e água, oferecidos por uma equipe da cooperativa.

Fonte: Imprensa Cocamar

◄ Leia outras notícias