Pragas e Doenças

Cigarrinha-do-milho, bioestimulação e linha de ponta para proteção de plantas mobilizam equipe da Sipcam Nichino

Companhia apresenta no local o novo inseticida Fiera®, que traz a mercado um novo olhar no controle da principal praga do milho brasileiro nos dias de hoje


Publicado em: 05/04/2024 às 14:11hs

Cigarrinha-do-milho, bioestimulação e linha de ponta para proteção de plantas mobilizam equipe da Sipcam Nichino

O novo inseticida Fiera®, que age em todas as fases de desenvolvimento da cigarrinha-do-milho (Daubulus maidis), hoje a principal praga do cereal, será tema central da participação da Sipcam Nichino na Tecnoshow Comigo 2024. O evento, na cidade goiana de Rio Verde, tem expectativa de movimentar mais de R$ 11 bilhões em negócios, com 650 expositores, e espera receber aproximadamente 140 mil visitantes.

Segundo a Sipcam Nichino, Fiera® foi anunciado ao mercado nas últimas semanas. Em uma palestra recente, a pesquisadora Regiane Oliveira, pós-doutora em entomologia da Unesp de Botucatu, destacou o diferencial que a Sipcam Nichino difunde como característica exclusiva de Fiera®: o controle eficaz da fase ‘ninfa’ da cigarrinha. De acordo com Regiane, o novo inseticida age ainda sobre ovos, na fecundidade e na fertilidade de fêmeas da praga. 

Conforme a companhia, o manejo da ninfa até há pouco não era prioridade nos tratamentos frente à cigarrinha-do-milho, que visavam à fase adulta do inseto. “O que trazemos a mercado hoje é um novo olhar técnico. Pensamos no controle de todas as fases jovens da praga, na quebra de seu ciclo e na relevância das ninfas dentro do processo de disseminação de doenças.”

Amplo portfólio de tecnologias

Presente na Tecnoshow Comigo, a equipe técnica da Sipcam Nichino leva informações sobre a Plataforma de Bioestimulantes da empresa, formada pelas soluções Abyss®, Blackjak®, Nutex® Premium e Stilo® Verde. Essa linha, salienta a companhia, eleva o potencial produtivo de cultivos do plantio até a colheita. “Reduz o estresse de plantas ante condições climáticas adversas, ativa sistemas de defesa de plantas, aumenta absorção de nutrientes e água e fomenta a produtividade e a rentabilidade.”

Outro item do portfólio-estrela da Sipcam Nichino, o fungicida Fezan® Gold será alvo de apresentações técnicas e divulgação de resultados recentes. Segundo a companhia, há seis anos avaliado nos Ensaios de Rede do Consórcio Antiferrugem, a solução permanece entre as sete tecnologias de ponta consideradas mais eficazes no controle da ferrugem da soja, doença causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi e altamente danosa às lavouras.

Conforme a companhia, a programação técnica na Tecnoshow Comigo reserva espaço também para um conjunto de soluções empregado com sucesso em diferentes culturas: os fungicidas Echo® e Vitene®, o herbicida Click®, este específico para o milho e o inseticida Takumi®. Destaque, ainda, informa a Sipcam Nichino, para a Plataforma de Tratamento de Sementes, formada pelos fungicidas de ponta Tiofanil® FS e Torino®.

Criada em 1979, a Sipcam Nichino resulta da união entre a italiana Sipcam, fundada em 1946, especialista em agroquímicos pós-patentes e a japonesa Nihon Nohyaku (Nichino). A Nichino tornou-se a primeira companhia de agroquímicos do Japão, em 1928, e desde sua chegada ao mercado atua centrada na inovação e no desenvolvimento de novas moléculas para proteção de cultivos.

 

Fonte: Sipcam Nichino Brasil

◄ Leia outras notícias