Pragas e Doenças

Casos de ferrugem na soja continuam aumentando em Mato Grosso

Dados do Consórcio Antiferrugem apontam que 74 ocorrências de ferrugem asiática foram identificadas nas lavouras de soja mato-grossenses, desde o início da safra até a última semana


Publicado em: 13/02/2013 às 12:40hs

Casos de ferrugem na soja continuam aumentando em Mato Grosso

O registro mais recente foi no dia 7 deste mês (quinta-feira), em Campos de Júlio. Cidades como Campo Verde, São Félix do Araguaia, Nobres, Primavera do Leste, Sapezal, Querência, Tangará da Serra, Sorriso e Lucas do Rio Verde também aparecem na relação. Na safra anterior (2011/12), o consórcio apontou 88 casos.

No país, já somam 270 ocorrências e Mato Grosso é o terceiro estado com maior incidência. Na frente estão Rio Grande do Sul (82) e Paraná (76). Os outros estados relacionados são Goiás (20), São Paulo (12), Mato Grosso do Sul (5) e Santa Catarina (1).

 Colheita 

Dados do Instituto Mato-grossense de Economia Aplicada (Imea) apontam que, até a última semana, a colheita no Estado avançou 17,2% da área estimada em 7,8 milhões de hectares.

 Produção 

No último levantamento também feito pelo Imea, a produção foi estimada em aproximadamente 24,1 milhões de toneladas. No entanto, com o excesso de chuvas, vários produtores já reclamaram que a qualidade do grão não é das melhores e não projetam mais bons resultados.

Fonte: Só Notícias

◄ Leia outras notícias