Pragas e Doenças

Anomalia causa confusão nas lavouras de soja do Cerrado

Mancha aureolada pode ser confundida com mancha alvo, trazendo prejuízos econômicos pelo uso desnecessário de fungicidas


Publicado em: 17/04/2012 às 19:00hs

Anomalia causa confusão nas lavouras de soja do Cerrado

Parecidas com a mancha alvo, as manchas aureoladas não causam prejuízos diretos na plantação de soja. Por outro lado, mesmo que indiretamente, elas podem causar danos ao bolso do produtor pelo simples fato do uso desnecessário de fungicidas. Uma das formas de identificar o que é mancha alvo e o que é mancha aureolada é acompanhar a evolução das manchas nos diferentes estágios das plantas ou em folhas da mesma idade.

A mancha aureolada possui uma parte escura no centro, mas difere da mancha alvo por se desenvolver até certo tamanho, entre 3mm e 4mm. Ao redor desse ponto, há uma mancha ou auréola de cor castanha avermelhada. Já ao redor dessa mancha, surge outra de cor castanho claro para escuro — afirma José Tadashi Yorinori, um dos mais experientes especialistas em doenças e anormalidades da soja.

A doença foi observada na safra 2011/2012 na região do Cerrado. Para ajudar os produtores e técnicos a distinguir a mancha alvo, causada pelo fungo Corynespora cassicola, dos sintomas de manchas aureoladas, a Tropical Melhoramento & Genética (TMG) contatou Tadashi.

Segundo ele, ainda não há estudos que comprovem as causas das manchas amarelas e aureoladas. No entanto, ele acredita que a mancha aureolada pode ser uma evolução da mancha amarela, causada por algum tipo de deficiência nutricional.

A grande preocupação é a confusão entre as duas manchas por parte dos produtores rurais, o que ocasiona o uso desnecessário de fungicidas. O produtor pensa que as manchas amarelas podem evoluir para a manha alvo, quando elas apenas caracterizam a mancha aureolada — explica o especialista.

Nesse caso, o entrevistado diz que o uso de fungicidas não trará qualquer resultado pelo fato de não se conhecer, até o momento, relatos de perdas de produtividade por causa dessa anomalia.

Tenho visto lavouras com grande incidência desse tipo de mancha. Acredito que nesse caso ela até possa causar certa perda de rendimento. No entanto, ainda não existem formas de combate atualmente — conta.

Tadashi recomenda então que seja feito um estudo do solo através de análises para constatar se não há algum tipo de deficiência de nutrientes exauridos de solos originalmente pobres, como os do Cerrado.

Para mais informações, basta entrar em contato com a TMG através do número (66) 3426-6155.

Fonte: Portal Dia de Campo

◄ Leia outras notícias