Outros

Zoneamento agrícola orienta plantio de amendoim e mamona

O estudo vale para a safra 2012/2013


Publicado em: 29/06/2012 às 15:00hs

Zoneamento agrícola orienta plantio de amendoim e mamona

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira, dia 28 de junho, o zoneamento agrícola de risco climático para a cultura de amendoim, para 13 estados; e de mamona, para 15 unidades federativas. O estudo vale para a safra 2012/2013.

A cultura de amendoim desenvolve-se melhor, com produtividade mais elevada, em climas quentes. Em cultivo de sequeiro, o amendoim necessita de precipitação pluvial acima de 500 mm, bem distribuída ao longo do período total de crescimento, e de umidade suficiente nos dois primeiros meses do período vegetativo, sem deficiência hídrica no solo. O cultivo do amendoinzeiro não é indicado para regiões muito úmidas ou com períodos de chuvas muito prolongados que propiciam o aparecimento de doenças, além de prejudicar a colheita e a qualidade do produto.

No caso da mamona, a planta apresenta tolerância à seca sendo uma boa alternativa de cultivo em diversas regiões do país. A faixa de temperatura para obtenção de produções economicamente viáveis situa-se entre 20ºC a 30ºC, com ótimo em torno de 30ºC. A cultura desenvolve-se e produz bem em vários tipos de solos, com exceção daqueles de textura muito argilosa, que apresentam deficiência de drenagem. O excesso de umidade é prejudicial durante todo o ciclo da cultura, sendo mais crítico no estádio de plântula, maturação e colheita.

Com a divulgação do zoneamento agrícola, o Ministério da Agricultura objetiva identificar os municípios aptos e os períodos de semeadura com menor risco climático para o cultivo das culturas nos estados brasileiros.

Fonte: Mapa - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

◄ Leia outras notícias